Colunas

Cozinha do Gordo – RECEITA: Sandubão de resto de ceia

cozinhadogordo

Olá capinamigos amantes dos sabores! É com muita satisfação que iniciamos nossa coluna de gordices, ogrices e histórias. Entre, puxe um banco e acomode-se, pois teremos um mundo de maravilhas a explorar na cozinha da nossa gruta, mas cuidado, na cozinha do gordo urubu que cai no chão é frango.

Após as festividades de fim de ano sempre sobra muita comida que fica encalhada na geladeira, sendo assim, nada mais justo que fazer com que aquele frango, peru ou pernil que ninguém mais quer retome o caminho da liberdade e vá pro seu bucho na forma de um sanduba bem grosseria.

Pra fazer nossa delícia vamos precisar do seguinte:

  • Pão francês
  • Resto de ceia (frangão, peru, pernil, lombo etc..)
  • Bacon (pra essa receita dê preferência pra bacon de pernil que tem uma quantidade maior de carne)
  • 1 Cebola grande
  • 2 pimentões pequenos, um verde e um vermelho.
  • 1/2 copo de requeijão cremoso
  • 1/4 de copo de requeijão de queijo parmesão
  • 3 colheres de açúcar pra caramelizar o bacon.
  • 1 tablete de caldo de picanha

Sim, se eu não informei quantidades sempre utilize o quanto quiser, afinal pão, carne e bacon nunca é demais.

listaIngredientesReceitaCozinha1

Dica do dia: Pique tudo antes de ligar o fogão, assim você suja menos louça e ainda dá tempo de lavar o pouco que sujou com o tempo de cozimento dos alimentos.

Aqui em casa sobrou um pernil que ficou na geladeira quase 3 dias, peguei o que sobrou e desfiei. Cortei metade da cebola em cubinhos e a outra metade em rodelas assim como os pimentões. Cortei o bacon em fatias e peguei as fatias que tinham quantidade maior de carne e cortei em cubinhos pra misturar com o pernil, afinal misturar porco com porco defumado dá um resultado bem legal. As fatias de bacon que tinham maior quantidade de gordura eu deixei em tiras.

  1. Ressuscitando os restos da ceia

    Pegue uma frigideira grande e ponha no fogo, mande um fio de óleo e coloque o bacon e a cebola em cubinhos pra refogar. Adicione 1/2 tablete do caldo de picanha pra dar um tempero na cebola e assim que a cebola tiver morrido e começando a dourar é sinal que tá na hora de acrescentar a carne desfiada. Misture bem e não deixe queimar o fundo da frigideira pois você vai usar a mesma frigideira pra fazer todo o resto. No fim do processo vai ficar parecido com a imagem abaixo, reserve, passe uma água na frigideira e volte com ela pro fogão.

    pernilDesfiadoReceitaCozinha1

  2. Bacon Caramelizado

    Uma das coisas que eu mais gosto nessa vida é de bacon caramelizado, por que diabos você come bacon normal se você pode colocar açúcar nele? Mas no caso dessa receita tem um motivo especial que eu vou dizer no final do post, aguenta aí, pequeno gafanhoto. Coloque o bacon em tiras pra fritar até ficar douradinho, mas não deixe secar muito. Reserve o bacon e vamos fazer o caramelo.

    Pra fazer o caramelo é bem fácil, mas precisa de atenção pra não queimar. Coloque as 3 colheres de açúcar na frigideira com fogo alto e metade dessa quantidade de água, o açúcar irá derreter e quando ficar daquela cor linda de Camila Pitanga você abaixa o fogo e joga o bacon lá. Por pura magia o caramelo vai grudar no bacon e ficar com aparência parecida com a da foto abaixo. Reserve essa delícia e peça pra alguém esconder, pois corre o risco de você comer antes de montar o sanduba.

    baconCaramelizadoReceitaCozinha1

  3. Molho delícia de parmesão

Esse molho combina com muita coisa pois a base dele é queijo parmesão, então guarde isso para usos futuros. Com fogo alto coloque os pimentões e a cebola em rodelas pra refogar com 1/2   tablete de caldo de picanha. Eu gosto do pimentão e cebola bem cozidos pra esse molho, mas se preferir deixá-los naquele ponto de crocância não tem problema. Após cozido, abaixe o fogo e coloque meio copo de requeijão e o queijo parmesão. Misture um pouco com o fogo baixo e espere e quando o queijo começar a derreter é sinal que está pronto.

molhoParmesaoReceitaCozinha1

 

Depois de beneficiados todos os nossos ingredientes agora tá na hora de montar a brincadeira e comer.  Montar o sanduba é easy mode, abra o pão francês na horizontal e coloque a carne walking dead, uma colher do nosso molho em cima da carne e finalize com o bacon. Como se diz aqui em Minas, esse trem fica bão demais sô!

sandubaDeRestoReceitaCozinha1

Considerações sobre essa receita

Esse sanduba é bem simples, rápido, barato e serve umas 4 pessoas, contando que aproveitei a carne que tava na geladeira eu não gastei nem 20 Dilmas pra fazer. Um ponto interessante nessa receita é o uso do bacon caramelizado que quebra o gosto forte e salgado do parmesão.

Pra harmonizar com nosso sanduba eu recomendo uma cerveja com temática natalina, a St. Bernardus Christmas Ale. Essa cerveja é uma Belgian Dark Strong Ale com temperatura de degustação entre 8ºc e 12ºc, combina muito bem com qualquer prato de sabor acentuado e geralmente carnes com gosto um pouco mais forte como javali, capivara e cordeiro. Essa cerveja não é muito barata mas vale cada centavo dos R$ 60 pagos nela.

 

stBernardusReceitaCozinha1

CHEERS!

Por Klelvin Carvalho: Analista de sistemas, headbanger veterano e nerd moderado (mentira, bem nerd). Amante do pensamento científico e sabe que muitos dos problemas se resolve com boa educação.

Sugestões através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

Comentários

Populares

Topo