Colunas

Cozinha do Gordo – DICA: Tomperos

cozinhadogordo

Capinamigos amantes dos mistérios do fogão, sejam bem vindos!

Antes de mais nada queria desculpar-me por não ter tido post semana passada, fiquei 7 dias sem internet e como o 3G no Brasil é 1,5G nem a internet do celular salvou.

Chega mais que hoje eu trago dicas de um dos maiores trunfos da cozinha, os temperos. As características que mais atraem em um bom prato é o sabor e o aroma, esses são responsáveis por fazer com que suas glândulas salivares trabalhem como operários da revolução industrial te fazendo babar só de sentir o cheirinho do cozido da vovó ou daquele assado de domingo feito pela mamãe. O ato de cozinhar é pura alquimia e um grande diferencial é saber utilizar de uma gama de temperos, ervas e macetes pra dar sabor e aroma aos seus pratos.

Cozinha2DicaEspeciarias

Na cozinha não podemos nos limitar ao alho e a cebola na hora de dar  aquele “tompero” nas nossas receitas então vou dar algumas dicas de ervas e especiarias que eu uso pra temperar alguns tipos de comida.

Orégano – Pra quem acha que dá pra usar orégano só em pizza, experimenta colocar no molho da macarronada ou num ensopado. O cheirinho vai empestear sua casa enquanto prepara e fazer com que a cozinha seja invadida por indivíduos perguntando “Que ki ce ta fazendo?”.

Alecrim – É uma boa pedida em assados. Casa bem com carne vermelha, frango ou peixe. Batatas assadas com azeite, sal e alecrim é uma boa pedida pra acompanhar qualquer assado.

Salsa – Também conhecida por salsinha, é comercializada fresca (em maços) ou seca (desidratada em saquinhos) que é menos aromática. Combina com batata, legumes, sopas, ensopados, saladas, frango e peixes de água doce como dourado, curimatã e surubim.

Coentro – Mais conhecida como tempero de peixe, essa erva também é como acompanhamento de saladas de folhas. O coentro tem o sabor bem acentuado e sempre que for utilizar tenha muito cuidado.

Manjericão – Trunfo da culinária italiana, dá um “tchans” em qualquer molho de tomate. Manjericão fresco amassado com azeite e nozes picadas vira um pesto beeeem interessante para acompanhar massas e pães.
Cozinha2DicaJackin

Outro condimento interessante na cozinha é a pimenta. Por mim eu colocava pimenta em tudo, sou quase um baiano que usa chapéu, come queijo e fala uai, mas como nem todo mundo curte essa paixão, esse amor, essa ardência da pimenta eu vou dar umas dicas bem ponderadas sobre o uso de algumas de que eu gosto bastante.

Pimenta-Do-Reino – Pode ser encontrada em grãos ou já moída mas recomendo que você tenha o ralador em casa e compre somente em grãos, pois quem beneficia esse tipo de tempero dificilmente coloca só a pimenta naquele frasco. Não tem uma ardência acentuada mas tem um sabor marcante e pode ser utilizada pra temperar pratos frios como saladas, molhos e até dá aquela guaribada na maionese caseira. Combina com carne vermelha, porco e peixe.

Pimenta Calabresa Seca – Encontrada em flocos é excelente para dar sabor bem picante a molhos e temperar carnes. Deve ser usada em pequenas quantidades, com muito atenção pois tem uma ardência indecente e de longa duração, ou seja, vai te fazer engasgar se utilizar em grandes quantidades.

Pimenta Dedo de moça – Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro). A pimenta calabresa citada acima é a versão seca da pimenta dedo de moça mas como muda muita suas propriedades são praticamente distintas do ponto de vista gastronômico. É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos: frutos do mar, carnes bovinas e aves. O segredo da ardência dessa pimenta está na semente, caso queira uma pimenta menos agressiva é só abrir, retirar as sementes, lavar bem e utilizar nas receitas.

Cozinha2DicaPimenta

 

Espero que tenham gostado das dicas e que ajude pra não passarem vergonha nos Master Chef da vida. Imagina receber aquela gata em casa, você compra aquele vinho, faz um rango de responsa daí ela vira pra você e diz “Faltou tompero”.

Por Klelvin Carvalho: Analista de sistemas, headbanger veterano e nerd moderado (mentira, bem nerd). Amante do pensamento científico e sabe que muitos dos problemas se resolve com boa educação.

Sugestões através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

Comentários

Populares

Topo