Colunas

Cozinha do Gordo – Receita: Sopa de bar

cozinhadogordo

Olá caçadores de delícias de visual duvidoso, sabor fantástico, que fazem bem pra alma e mal pro coração!

Aqui em BH choveu uns 7 dias direto, sem trégua e por consequência a temperatura caiu bastante. Resultado, o gordo mandou uma sopa nada convencional que além de espantar o frio deu até pra acompanhar uma cerveja e umas torradas. Ficou tão bom que resolvi trazer essa brincadeira pra vocês pois é uma receita fácil, rápida e sem muita frescura.

Anota o que vai precisar aí.

Sopa de bar

  • 700 gramas de chã de dentro
  • 1 cebola grande
  • 1 pimentão grande
  • 1 tomate grande
  • Champignon
  • Sal, alho, pimenta calabresa e salsa desidratada
  • 1 tablete de caldo de costela
  • 1 Brahma Malzbier long neck
Cozinha3ReceitaSopaDeBar01

Pra fazer a sopa vamos picar a carne em cubos grandes, em média 3x3x3 (cm). Cebola, tomate, e pimentão também pode picar de forma grosseira, afinal depois que jogar na panela de pressão vai sumir quase tudo. Recomendo que os champignons sejam usados inteiros pois dá um resultado final mais interessante na receita. Tempere a carne com o sal a gosto, 4 dentes de alho amassados e a salsa desidratada a gosto.

Cozinha3ReceitaSopaDeBar01

Joga a carne, pimentão, cebola, champignon e tomate numa panela de pressão e completa com água até ficar uns 2 dedos acima da mistura, feche a panela e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Dica, o tempo de cozimento pode variar dependendo do fogo e da panela de pressão, 30 minutos é um tempo médio pra qualquer situação mas pode levar mais ou menos tempo pra carne cozinhar direito. Outro detalhe importante é a carne que eu escolhi pra essa receita, a chã de dentro é uma boa pois o intuito é que a carne fique cozida a ponto de desmanchar e caso tenha preferência por carnes mais duras como chã de fora, músculo ou acém o tempo de cozimento aumenta bastante.

30124213049306

Passados os 30 minutos, retire a bomba do fogo e espera acabar a pressão. Quando a situação tiver tranquila e favorável abra a panela e adicione a Malzbier, o tablete de caldo de costela e a pimentinha calabresa (com moderação) pra dar o último xablau de tempero na nossa sopa. Nesse momento você deve estar se perguntando “Puta merda, gordo, Malzbier? Mó cerveja zuada”, mas é aí que tá o segredo dessa sopa pois a adição de caramelo nessa tentativa de cerveja faz com que o sabor fique sumpimpa.

Feche a panela e deixe cozinhar na pressão por mais uns 15 minutos. A idéia é que a sopa dê uma reduzida boa e passados os 15 minutos dá uma olhada pra ver se o nível de líquido desceu e se a sopa deu uma encorpada, caso isso não tenha acontecido deixa na pressão mais uns 10 minutos e já dá pra servir

Cozinha3ReceitaSopaDeBar04

Considerações sobre essa receita

Essa receita é interessante pois dá pra fazer tanto em um happy hour acompanhando umas torradas quanto num jantar dando um gostinho especial no arroz branco. Serve 2 pessoas com folga e apesar de ser uma sopa é uma bomba calórica que dá uma sustância considerável. Eu gastei R$25,00  nessa receita e achei que teve um bom custo benefício considerando que carne de boi tá uma fábula e champignon não é muito barato.

Pra harmonizar com essa delícia eu optei pela Schornstein IPA e meu amigo, que cerveja excelente pra pratos quentes. Bem equilibrada e apesar de ser uma IPA ela não tem nada em excesso, nem álcool, nem lúpulo, nem amargor. Custa entre 18 e 25 dilmas nos bares e lojas do país e é uma cerveja fácil de encontrar.

Cozinha3ReceitaSopaDeBar03

Por Klelvin Carvalho: Analista de sistemas, headbanger veterano e nerd moderado (mentira, bem nerd). Amante do pensamento científico e sabe que muitos dos problemas se resolve com boa educação.

Sugestões através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

Comentários

Populares

Topo