Colunas

Cozinha do Gordo – Receita: Boloverpower

cozinhadogordo

Olá capinadores adoradores de delícias feitas em locais sombrios e não tão limpos, vide cozinha de inferninho.

Hoje trago até vocês uma receita que é a essência do botequin no fim de noite, um bolovo, daquele bem trevoso, com gosto de arrependimento gástrico e nem por isso deixa de ser delicioso.

Pra quem não conhece a origem do bolovo, deixo aqui esse vídeo explicativo com a história real de como surgiu essa iguaria e quais os riscos da ingestão do bolovo

Anota aí o que você vai precisar pra desembolar nossa delícia

Recheio:

  • Caixinha de ovos de codorna (Normalmente vem com 30)
  • Moer 300 gramas de patinho + 200 gramas de bacon (Pede pro açougueiro passar na máquina duas vezes)
  • 1 cebola grande
  • Cebolinha fresca
  • Orégano
  • Sal
  • 1/2 copo de farinha pra dar liga

Massa:

  • 3,5 copos americano de farinha
  • 3 copos americano de leite
  • 1,5 tabletes de caldo de carne

1- Fazendo a Massa

Fazer a massa é a parte mais chata da receita pois tem que ter um pouco de atenção pra massa não grudar. Antes de começar reserve uma superfície com farinha pra poder jogar a massa quando tiver pronta.

Pra começar, pega uma panela de pressão e põe no fogo baixo com o leite e os tabletes de caldo de carne. Mexa bem até dissolver o caldo de carne e quando o leite levantar fervura você joga a farinha. Mexa bem a farinha até desgrudar da penela, vide a imagem abaixo

CozinhaReceita03-Massa

A massa desgrugando da panela, desligue o fogo e joga na mesa com um pouco de farinha pra não grudar, espera a esfriar um pouco e agora você vai sovar essa massa igual o McGregor fez com a cara do Zé aldo e faça isso enquanto ela estiver quente, se esfriar não vai funcionar. Depois de sovada a massa vai ficar parecida com a imagem abaixo

CozinhaReceita03-MassaSovada

2-Temperando a carne e moldando o bolovo

Depois da massa pronta vamos temperar a carne e começar a fazer os bolovos. Corte a cebolinha bem pequeno e rale a cebola de cabeça, misture na carne com o sal a gosto, o orégano e a farinha. Quando a carne tiver dado uma liga legal tá na hora de montar o bolovo.

CozinhaDoGorod-Coringa-And-Here-We-Go

Enrolar os bolovos provavelmente é a parte mais custosa da receita mas lembremos que o intuito aqui não é ficar bonito, é só te matar aos poucos mesmo. Zuerinha mórbida a parte você vai precisar de um rolo pra abrir a massa, mas se não tiver dá pra usar uma garrafa de breja, assim como eu fiz. Tendo tudo em mãos, vamo pra peleja.

Abra um pouco de carne na palma da mão e coloque um ovo de codorna, enrole essa carne em volta do ovo tendo o cuidado pra camada de carne não ficar muito grossa em volta do ovo, caso contrário a carne não irá cozinhar ao fritar o famigerado salgado. No fim das contas vai ficar parecido com isso

CozinhaDoGordo-03-OvoECarne

Depois de enrolar os ovos com a carne agora é hora de envolver isso com a massa. Abra a massa com o rolo (ou garrafa) e coloque o bolovo em construção no meio, feche o bolovo de baixo pra cima tirando o excesso de massa que fica na ponta, como se fosse uma coxinha, depois modele com a ponta dos dedos só pra fechar a bolinha. Depois de modelado os bolovos vão ficar parecidos com isso.

CozinhaDoGordo3-BolvoCru

 

Modelados, agora é só fritar. Dica, coloque óleo o suficiente pra cobrir o bolovo e frite em fogo baixo pra que a carne cozinhe direito. Não tem mistério, ficou na corzinha de coxinha já pode tirar. Pode falar, é um baita de um salgado bonitão, um inception de colesterol.

CozinhaDoGordo-03-BolovoFrito

Conclusões sobre essa receita

A receita original é feita com ovo comum mas eu dei preferência pro ovo de codorna pra que ficasse com cara de petisco e mesmo assim ficou bem grosseria. Gastei 30 dinheiros pra fazer 30 bolovos de codorna e deu pra umas 4 pessoas comerem. Pra harmonizar com a grosseria de hoje não teremos cerveja, em homenagem ao espírito de boteco copo sujo essa receita pede uma garrafa de Chora Rita, a melhor pior pinga barata que se encontra no supermercado.

CozinhaDoGordo3-ChoraRita

Um conselho, não se matem. Bjo do gordo!

Por Klelvin Carvalho: Analista de sistemas, headbanger veterano e nerd moderado (mentira, bem nerd). Amante do pensamento científico e sabe que muitos dos problemas se resolve com boa educação.

Sugestões através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

Comentários

Populares

Topo