Cozinha Do Gordo

Cozinha do Gordo – Brejas

cozinhadogordo

E aí seus bebum, bom demais?

Antes de qualquer coisa peço perdão por ter ficado muito tempo sem postar, tive dengue e fiquei uma semana no estaleiro, logo, acumulou uma semana de trabalho.

Hoje venho falar de brejas que depois da minha mãe é a coisa que eu mais gosto nessa vida. Sempre gosto de experimentar alguns rótulos diferentes mas sempre tem uma ou outra que sempre vai na leva de novidades. Seguindo essa linha venho dar 5 dicas de cervejas que sempre estão na minha geladeira nos fins de semana.

cozinhaDoGordoBrejas01

  1. Pilsner Urquell – Republica Tcheca

cozinhadogordoBrejasUrquell

Pra começar a brincadeira uma cerveja Pilsener feita na cidade de Plzen, cidade essa que deu nome ao estilo de cerveja mais consumido no nosso país (na teoria né…). Eu gosto dessa cerveja por 3 motivos, boa, barata, tem graduação alcoolica e corpo moderado, consigo tomar mais de 4 garrafas sem me sentir empanzinado. O preço varia entre  8,50~12,00 dinheiros a garrafa de 500ml e acho uma boa companhia pra acompanhar um jogo de futebol.

 

2. Schornstein India Pale Ale – Brasil

cozinhaDoGordoBrejasSchornsteinIpa

Essa é top 3 das cervejas nacionais que eu mais gosto. Sempre tenho preferência por IPA’s em geral mas quando tem dessa na prateleira da cervejaria eu fico criança quando o ganha um Kinder Ovo. Essa breja tem amargor acentuado e um aroma frutado bem firme além dos seus 6,5% de graduação alcoólica, o que te deixa nos eixos depois de umas duas garrafas. Custa entre 14,00~18,00 dinheiros e tem um custo benefício excelente pra uma garrafa de 600ml. Faça um assado, sente na mesa, abra uma garrafa e divirta-se!

 

 

3.Backer de Trigo – Brasil

CozinhadoGordoBrejasBackertrigo

A Backer é uma cervejaria aqui da minha Belzonte e tem essa lindeza de breja que muita das vezes é meu café da manhã aos sábados. Geralmente eu quase não tomo cervejas de trigo mas pra essa sempre abro uma exceção. Chamo de pão líquido de tão encorpada, varia entre 9,00~13,00 dinheiros, o que pra uma weizen de 600ml é um preço bem bom. Seus 5 megapixel de alcool faz dela uma cerveja com drinkability interessante, dando pra tomar umas 3 sem titubiar.

 

 

4. Chimay Blue Cap – Bélgica

cozinhaDoGordoBrejasChimayBlueCap

Pra integrar nossa seleção não podia deixar de fora uma belga trapista serelepe como ela só. Pra quem não sabe o que é uma cerveja trapista esse cara aqui dissecou o assunto e vale a pena dar uma olhada. Essa deve ser a cerveja mais complexa da minha lista e normalmente ela vai pro carrinho de compras sempre que eu estou sozinho em casa pra poder degustar com paciência. Tem seus 9% de delírio e tanto sabor diferente em um gole que é indescritível dizer o quanto é bom. O preço já não é tão camarada, varia entre 20,00~25,00 dinheiros em uma garrafa de 330ml. Cerveja pra ser tomada de forma ritualística, na temperatura e copo correto, a experiência é fantástica!

 

5. BrewDog Punk IPA – Escócia

cozinhaDoGordoBrewDog

Pra fechar com chave de ouro a cerveja que eu mais gosto, pelo menos de tudo que eu tomei até hoje. Tudo me agrada nessa cerveja cor, aroma, sabor. Muito equilibrada em todos os aspectos, nada muito agressivo mas sem deixar de ter suas características lembradas em seu nível de doidura por volta dos 5,6%. Espuma muito cremosa e um aroma bem condimentado que lembra mel além do sabor frutado, final amargo moderado e um drinkability excelente. Só tem um problema, o preço fica entre 13,00~30,00 dinheiros e até hoje eu não entendo essa variação absurda.

 

 

 

Vale lembrar que tem muita coisa boa no mercado e com preço bem acessível, o Brasil tá virando player forte em cervejas artesanais e é tendência que o número de consumidores desse tipo de produto aumente. Quem tiver interesse em entrar nesse mundo sem volta das cervejas e quiser algumas dicas, entre em contato que a gente troca umas figurinhas.

Por Klelvin Carvalho: Analista de sistemas, headbanger veterano e nerd moderado (mentira, bem nerd). Amante do pensamento científico e sabe que muitos dos problemas se resolve com boa educação.

Sugestões através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

 

Comentários

Populares

Topo