Colunas

Cozinha do Gordo – Cinema e Comida

cozinhadogordo

Olá Capinamigos amantes da cozinha e das telonas!

Como bom nerd, sou apaixonado por cinema e sempre que dão ênfase em algum prato, bebida ou petisco nos filmes eu sempre fico curioso pra saber do que se trata ou até mesmo com água na boca dependendo da importância que o personagem deu para aquele rango.

Hoje eu trago 5 comidas que aparecem em filmes e que de alguma forma me chamaram muito a atenção.
sFpGI08aeHIRKlLi9SxLyYrRyZ8

Strudel de maçã – Bastardos Inglórios

Bastardos Inglórios é um filme de Quentin Tarantino, mestre das boas tramas e diálogos envolventes. Está no meu TOP 10 de filmes que eu assito anualmente (sim, eu tenho uma lista de filmes que assisto todo ano e todo ano essa lista aumenta). Se trata de uma releitura do final da segunda guerra onde a história se movimenta através de uma judia foragida, um caçador de judeus filho da puta e um grupo de judeus que só existe pra exterminar nazistas. Em um dos diálogos mais tensos do filme Shosanna Dreyfus, judia foragida, é convidada pelo Coronel Hans Landa, caçador de judeus, a experimentar um strudel de maçã. Cara, pelo amor de chessus, a cena foca na sobremesa de um jeito que escorri babinha no canto da boca. E se for comer um strudel de maçã…

cozinhaDoGordo-HansLandaCream

Molho de tomate com almondegas – O Poderoso Chefão

O Poderoso chefão é uma das mais aclamadas trilogias do cinema dirigida por Francis Coppola baseado no livro homônimo de Mario Puzo, escritor especialista acerca de ficção sobre a máfia. Para muitos uma das melhores  obras já feitas no cinema e não discordo de tal colocação. Além do elenco e interpretações impecáveis o filme ainda tem uma trama excelente e muito bem adaptada, nos mostrando os costumes e tradições das famílias italianas. Dessas tradições o ponto alto é a paixão pela comida e em uma das cenas o Clemenza ensina Michael Corleone a fazer um molho de tomates com almôndegas. Uma receita recitada em 50 segundos e que dá muito certo nos almoços de domingo. E claro, sempre tem sobremesa…

CozinhaDoGordo-LeaveTheGun

Crème Brûlée – O fabuloso destino de Amélie Poulain

O fabuloso destino de Amélie Poulain é um daqueles filmes cult mas que não deixa de agradar qualquer um que o assista. É um filme francês dirigido por Jean-Pierre Jeunet e trilha sonora por Yann Tiersen, que meua migo, é uma das coisas mais sensacionais desse filme. Conta a história de uma garota que cresce isolada e quando mais velha aprende a aproveitar as pequenas coisas da vida, uma deles o prazer indescritível de quebrar com a ponta da colher a pequena camada de açucar em cima do Crème Brûlée. Quando vi aquilo pela primeira vez associei àquela pequena camada superior do arroz doce quando vai pra geladeira. 

CozinhaDoGordo-CremeBrulee

Big Kahuna burguer – Pulp Fiction

Mais uma vez Tarantino aparece na lista com o sensacional Pulp fiction, filme que colocou Jhon Travolta e Samuel L “Modafoca” Jackson como figuras a serem observadas. Gosto tanto desse filme que seleciono amigos e namoradas pelo que acharam desse filme. Em uma das cenas, Jules Winnfield interpretado por Modafoca Jackson, come um Big Kahuna burger com uma boca tão boa que deu vontade de parar o filme e fazer um burgão. Vale lembrar que acompanha bem um five dollar shake…

CozinhaDoGordo-FiveDollarShake

Ratatouille – Ratatouille

Originalmente o ratatouille é uma receita do século XVIII que deu nome à animação da Pixar . É notória a metáfora que o filme cria ao comparar a história de um rato que vive em Paris e quer se tornar um chef de cozinha com quem realmente almeja essa carreira. Pra quem gosta de cozinha e sabe que cozinhar é sensorial e alquímico, Ratatouille passa essa sensação do quão prazeroro é estar em frente ao fogão e ter liberdade pra fazer o que quer. A cena onde um crítico gastronômico prova o ratatouille feito pelo ratinho Remy é muito emblemática pois traz as lembranças da infância daquele personagem, isso faz com que lembremos do biscoito da vovó, da macarronada de domingo na casa da tia, que mostra que cozinhar vai muito além do prover alimento, enfim, é mais ou menos isso aqui…

CozinhaDoGordo-RattatouileExplosion

Espero que tenham gostado, se não viram os filmes citados tirem um tempinho no final de semana e assista algum deles que você não vai se arrepender.

Sugestões e críticas através do klelvincarvalho.cozinhadogordo@gmail.com. Um abraço a todos!

Comentários

Populares

Topo