Capinaremos FC

Capinaremos FC – O que fazer nessa época PERVERSA?

 

 

 

 

 

Saaaalve, salve, garela!

 

MAS O QUE É ISSO, vocês me perguntam? Duas vezes na mesma semana? Isso mesmo, vim aqui salvar o final/início de ano de vocês. Felicidade não falta nessa época, enchendo o teu bucho com aquela comida na noite de Natal e de virada de ano-novo, comendo aquela rabanada espetacular da sua vó (aliás, vó, tô esperando pela rabanada mais do que a piada do pavê), dormir dia 25 o dia todo porque não aguenta levantar da cama no pós-ceia, etc etc.

Infelizmente, nem tudo são flores nem comida, e daí temos que aguentar um belo tempo sem nenhuma mostra maravilhosa de alta qualidade do nosso querido esporte bretão aqui no Brasil. Mas você, caro fã futebolístico, aposto que não é preconceituoso nem fresco a ponto de só ver Série A/Série B e tá disposto a abrir seu leque esportivo pra nunca ficar sem nada pra acompanhar. Mas daí você me pergunta:

“O Q Q TEN PRA VER AGOAR, KAIOU? NAUM TEN NADA!!!111!”

Veremos, meu caro, veremos.

 

FUTEBOL EUROPEU

Eu não preciso falar nada sobre isso. Alguns campeonatos europeus (como o Inglês) não param e tem jogo dia 26/12, 31/12, 01/01 e 02/01. Falta de futebol você não vai ter.

 

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JR.

Caso você seja um pouco mais conservador e ainda não quer fugir muito do futebol, a partir do dia 02/01/17, começa no estado de São Paulo a clássica Copinha, envolvendo esse ano 120 agremiações (não só brasileiras, inclusive) divididas em 30 grupos, com sede em 30 cidades diferentes. Correndo até o dia 25/01, numa sequência absurda de jogos, a Copinha reúne os grandes nomes do futuro do futebol brasileiro, tendo sido vitrine pra muito jogador que se destacou posteriormente no seu time ou fora do Brasil, como Raí, Robinho, Neymar e muitos mais.

Não dá pra reclamar que não vai ter jogo suficiente, entre os dias 02 e 25/01, só não tem jogo em 5 dias. Fora que durante a primeira fase tem MUITO jogo por dia. A tabela completa você encontra aqui. Se você não mora no estado de SP ou deu um azar absoluto de não morar em uma das 30 sedes, vai ter transmissão de várias emissoras, como SporTV, ESPN, Rede Vida e o resto das emissoras você pode ver nesse link.

Por que assistir?

A garotada vai pra campo sem nenhum compromisso, joga tudo que pode pra conseguir um lugar no futebol profissional. Além de muitas partidas com um tiroteio de gols, a quantidade de gols espetaculares que sai é altíssima! Pra ficar com um gostinho de quero mais, olha aí um gol da edição passada!

Desculpa o escrito ali em cima na gif, não tinha vídeo melhor no YouTube.

 

NATIONAL FOOTBALL LEAGUE – NFL

Aqui a gente já entra numa área que vai ter muita gente falando “aaai, mas futebol é com o pé, isso não é futebol de verdade!1!”. Cara, tá bom. É só um nome parecido, tá? É outro esporte, não precisa ficar de mimimi. Se for assistir, assista pelo jogo, se quiser pode chamar de pônei.

Pra ajudar você que nunca viu, eis aqui um mini-tutorial: cada equipe tem 4 chances pra andar 10 jardas (~10 metros) e conseguir mais 4 chances pra mais 10 jardas e assim vai até conseguir chegar no final do campo adversário, a End Zone. Se chegar lá, ganha 6 pontos mais um chute de 1 ponto de bonificação. Se não conseguir andar as 10 jardas mínimas, é obrigado a devolver a bola pro adversário onde a bola parar no fim da 4ª chance (4ª descida ou 4th down, pra quem tá mais acostumado). Até por isso que, quando chega na 4ª descida, se não houver chances de chutar a bola por entre o Y grandão, o que valeria 3 pontos, o time ISOLA a bola pro campo adversário, porque daí a distância a ser percorrida pelo outro time é maior. Parece difícil, mas eu desafio qualquer um a ver uns 4-5 jogos e dizer que não entendeu nada. Não vou dizer que dá pra entender todas os tipos de falta, lembrar de cabeça o nome das jogadas, mas o básicão pra você conseguir aproveitar o jogo dá pra pegar numa boa.

E AINDA TEM UMA VANTAGEM: jogos toda semana entre os meses de Setembro/Outubro até Fevereiro, nas quintas, domingos (com rodada tripla) e segunda! Falta do que assistir não vai ter.

No Brasil, infelizmente só a ESPN transmite, mas não dá pra reclamar da transmissão deles. Desculpa o jabá mas é bom deixar claro que a transmissão deles é muito boa, tem um time de narradores/comentaristas que misturam muito bem a parte técnica com a parte descontraída.

Por que assistir?

Olha, se eu não dei argumento suficiente ainda, é a chance de ver um dos esportes mais assistidos e de mais alto nível do mundo, além de poder ver lances que parecem sobrenaturais, olha aí:

Último lance da partida, o time perdendo por 23×21, um lançamento de mais de 65 METROS. O time ganhou os 6 pontos e virou o jogo.

E quando chega em Janeiro, começam as finais (os playoffs) da NFL com grandes amostras de esporte e organização, porque além dos jogos em si, a grande final (O SuperBowl) tem no intervalo um show gigantesco. Vale o tempo assistindo, posso garantir. É de embasbacar.

A cada jogo uma emoção louca diferente.

Lembrando também que a NFL tem os jogos especiais no dia 24/12, 25/12 e 01/01. Além das suas ceias, vai ter muito jogo pra encher sua vontade de esporte nesse meio tempo.

NATIONAL BASKETBALL ASSOCIATION

Falta de jogo também é o que não vai ter. Os melhores times de basquete do mundo vão na correria de fim de ano numa loucura absurda com vários jogos! Só pra ter ideia, dia 25/26 vão ter CINCO jogos na TV, infelizmente nada de TV aberta pro Brasil, sendo que as transmissões da NBA no Brasil são responsabilidade da ESPN e, em menor porte, do SporTV.

Você ainda quer motivos além do nome ‘NBA’ pra assistir?

Eu adoro ponte aérea, o lance de número 3 é uma delícia!

FUTEBOL SULAMERICANO

Eu tô deixando de fora os campeonatos estaduais. Até porque se for pra ver campeonato rural, eu mesmo vou participar do campeonato de várzea aqui do bairro (sim, tenho meus sérios problemas com os estaduais mas isso é coisa pra outra hora). Eu quis deixar aqui pra vocês opções pra passar essa época MALEDETA que o melhor do futebol nacional nos deixa órfãos.

MAAAAAAAAS, lembrem também que a nossa queridinha Libertadores começa mais cedo ano que vem, a partir de Janeiro já vai ter jogo também!

Que saudades da porradaria da Liberta! AY CARAMBA

Espero que seja útil pra vocês passarem com um pouco mais de tranquilidade essa época de sofrência e carência, antes de recomeçar os grandes certames nacionais. E, como provavelmente essa deve ser minha última participação do ano aqui no Capina, espero que todos vocês tenham um excelente natal e grande virada (ui!).

Até ano que vem, garela, a gente continua em 2017 com muito tapa na cara, provocação e quebra-canela!

 

Comentários

Populares

Topo