Pouparemos

aPoupadinha: de novo o FGTS

Vaaaaaamos pra mais um texto rápido e explicativo pra quem tá por fora das atualizações desse assunto velho: o mardito FGTS.

Dia 18/01/17 saiu uma atualização de que o governo estava pensando em limitar o saque das contas inativas à uma porção menor do grande grupo, já que menos de 2% das contas existentes concentram o maior montante do dinheiro dessa empresa que se chama FGTS. Se você até hoje não se perguntou o porque do governo decidir fazer isso nesse momento, a gente explica.

O motivo principal para o titio Temer liberar o saque das contas seria para reanimar o mercado e injetar um tanto a mais de dinheiro circulando pelo Brasil, já que fazem cerca de dois anos que o poder de compra da população como um geral diminuiu bastante. Ou seja, o governo quer que você sinta que tem um dinheiro extra, fazendo que com isso, você gaste sua reserva pro futuro com coisas no presente, porém, como eu já expliquei no outro aPoupadinha, gastar com essas coisas utilizando esse dinheiro não é sensato.

O motivo dessa especulação sobre barrar a liberação de uma parcela das contas, seria exatamente isso: foi “feita uma pesquisa” e concluiu-se que as pessoas iriam investir esse dinheiro e não gastar (Não. Brinca.), o que não iria alavancar a economia, mas sim, criar uma outra bolha de dinheiro parado, dessa vez nos bancos, o que não é bom para o país mas, principalmente, (para quem? Adivinha!) para as construtoras que recebem uma grana fenomenal por obras não terminadas de infraestrutura (aeroportos, rodovias, energia, ferrovia e portos). Companhias essas que recebem dinheiro para obras proveniente de contas paradas de FGTS e que, diga-se de passagem, devido às notícias mais recentes, não temos garantia nenhuma que o valor orçado realmente é o melhor custo/benefício para tais obras que utilizam o seu, o meu, o nosso, dinheirinho.

Mesmo assim, no dia 19/01/17, um dia depois, Temeroso disse ser mentira essa notícia e que todos vão ter acesso a sacar o dinheiro parado e que rende pouco nas contas inativas. Alegria pura pra você e seu dinheiro que tem desvalorizado parado durante todo esse tempo, sendo utilizado por pessoas que, acredito eu, você não confia.

Reforço novamente que, independente do que aconteça e do que o governo acha que deve ser feito, se você tiver acesso a esse dinheiro, deve pensar em poupar ele para seu futuro e, melhor ainda, aplicar ele em algo que renda melhor que os vergonhosos 3% do FGTS. Pessoalmente eu quero que o país volte a crescer, assim como a maioria (se não a totalidade) da população, porém o dinheiro que você deve pensar em por em circulação, não é esse do FGTS. Um bejo meninos e meninas e até a próxima.

Comentários

Populares

Topo