CapinaLemos

CapinaLemos – The Witcher de Andrzej Sapkowski

Criado pelo renomado escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher trata-se da saga fantástica de Geralt da Rívia, dividida em pequenos contos e romances publicados entre 1992 e 2013. Adota uma narrativa em terceira pessoa e conta os passos de um Bruxo, um membro de uma casta de guerreiros reclusos que através de treinamento e mutações corporais, tornam-se matadores de monstros. Seus livros tem sido adaptados para as mais diversas mídias, como cinema, televisão e mais recentemente, videogames. Os livros também possuem um status cult na comunidade européia, em especial nas regiões que circundam a Polônia.


As histórias da Saga do Bruxo são centradas no Continente, um único pedaço de terra conquistado a muitos anos por Elfos que vieram de Além-Mar. Quando chegaram ao Continente, os Elfos se depararam com Anões e Gnomos já habitando o local. Passado um período de guerra, os Anões se recolheram para as montanhas enquanto os Elfos se estabeleceram nas florestas. Os Humanos somente chegaram 500 anos antes do começo dos eventos narrados nos livros, iniciando uma série de guerras. Uma vez dominantes, reinos humanos cresceram e Não-Humanos foram tratados como cidadãos de segunda-classe, vivendo em favelas associadas aos reinos humanos. Àqueles não confinados nas favelas foram obrigados a fugir para as terras selvagens não reclamadas pelos humanos. Outras raças do Continente surgiram após um evento mágico, conhecido como Convergência das Esferas, assim como a magia. Durante os séculos que precedem as histórias, grande parte do Continente foi tomado pelo Império de Nilfgaard, um reino expansionista localizado ao sul. Na progressão dos eventos dos livros, a primeira grande guerra entre os povos do Norte e Sul terminou e uma segunda grande guerra é iniciada no meio da saga.


 

Em seu primeiro livro em ordem cronológica ficcional, O Último Desejo (1993), Sapkowski apresenta Geralt da Rívia.

As histórias contidas nos contos deste livro tomam lugar antes da
Saga do Bruxo e pavimentam a estrada para os eventos dos romances, apresentando personagens e eventos maiores. Após ser ferido em batalha, Geralt repousa em um templo e recorda eventos de sua vida. Cada um dos capítulos do livro apresenta um personagem importante ligado a Geralt e sua história como Bruxo.

 


Até o presente momento, apenas os quatro primeiros livros da Saga foram traduzidos para o português, assim como os dois livros que precedem a história principal.

Embarque nesse mundo de magia sombria, onde personagens vestem tons de cinza moldados a seu próprio caráter e o preconceito permeia em cada viela que o personagem cruza. Sapkowski criou um universo incrível esculpido em mitologia escandinava e claramente encantará os fãs de Tolkien e provavelmente os deixará assustados com a perversão de raças tão conhecidas, como os Elfos ou então as atrocidades cometidas pelos humanos. O Bruxo está apenas aguardando seu pagamento pelo serviço bem feito, corra até as livrarias e pegue já os seus exemplares dessa obra-prima que foge dos padrões da fantasia medieval tradicional. Você não vai querer ver o Bruxo zangado…

Por Murilo Lamegal, designer e empresário meio amalucado, uma preguiça humanóide e nerd em tempo integral.

Comentários

Populares

Topo