Animaremos

Animaremos – Como conservar sua coleção [Hikaji]

Se você está aqui é porque gosta de mangás e, se você gosta de mangás, provavelmente gostaria de ter a sua própria coleção não é?

POIS SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!!111!111

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Esta pessoa atrasada (de novo) é o Hikaji e como não tenho conseguido ver muitos animes, resolvi trazer um assunto um pouco diferente para vocês, como podem organizar e preservar sua coleção de mangás.

É importante lembrar que as dicas que você encontrar aqui servem tanto para mangás quanto para HQs e livros, já que o foco principal é a conservação do papel. Então vamos começar!

Propriedades do papel

Apesar da qualidade do papel utilizado nas impressões atuais ter uma qualidade muito superior aos utilizados antigamente, o papel ainda é uma matéria frágil e que inevitavelmente irá se deteriorar com o tempo. Não importa se você guarda sua coleção na garagem, porão ou em um ambiente totalmente controlado, ele vai se deteriorar. Tudo que se pode fazer é adiar isso.

Armazenamento

O melhor local para organizar sua coleção é em uma estante, bem arejada, seca e longe da luz solar. Estantes são uma ótima opção por serem fáceis de limpar, o que necessita ser realizado constantemente para manter as obras em um bom estado.

O ideal é que ela seja de metal, para evitar cupins e traças, porém se for utilizar as de madeira, não se esqueça de tratá-la adequadamente para evitar tais pragas. Se for encomendar prateleiras planejadas, especifique ao marceneiro que precisa do tratamento adequado. Não utilize a madeira crua de forma alguma.

Se for um móvel, lembre-se de manter uma pequena distância da parede para ventilação, a fim de evitar umidade e acúmulo de mofo. Caso as prateleiras sejam fixas na parede, escolha peças com uma boa largura para caber todo o mangá e ainda sim manter uma certa distância da parede para ventilação.

Nada de vidro ou portas também. O vidro permite que a luz entre, mas não permite que o calor saia, criando uma estufa que deixa o ambiente muito propício à proliferação de fungos e bactérias que aceleram a deterioração do papel. Já as portas funcionam de forma semelhante, prendendo a umidade dentro do ambiente e não permitindo que o ar circule.

Caso esteja guardando dentro do guarda-roupa (não é recomendável, mas sabemos que muitas vezes não há outra opção), é muito importante deixar as obras separadas das roupas, para evitar que partículas liberadas por elas acabem impregnando os mangás. Também é importante utilizar algum produto anti-mofo, para garantir que a umidade não vá danificar seus quadrinhos. É necessário ter um cuidado adicional com traças, pois o ambiente é muito propício a seu aparecimento.

Também há a possibilidade de guardá-los em caixas, tanto de papelão quanto de plástico. O papelão tem a vantagem de ser poroso, permitindo assim que o papel respire. Porém é mais suscetível a ataques de pragas e umidade, então é importante verificar constantemente seu estado e manter em local seguro e longe de umidade. Já as de plástico são bem seguras em relação a pragas e umidade, mas não permite que o papel respire, sendo necessário abrir e folheá-la com certa frequência.

Sacos plásticos são uma solução bacana para quem não consegue limpar com frequência, mas ainda sim é necessário retirá-los das embalagens periodicamente e folheá-los, para que o papel respire.

Conservação

Em um local seco e bem ventilado, o acúmulo de pó é minimizado, mas ainda sim existe. Portanto, é recomendado limpar a coleção pelo menos a cada 6 meses. Quanto menor o espaço de tempo entre as limpezas, menos poeira estará acumulada e mais fácil de limpar será, sendo possível limpar com um simples espanador. Em períodos mais longos, um pano seco ou pincel dão conta do recado. Nunca bata a poeira, pois assim ela será compactada no quadrinho e ao invés de limpar irá se fixar ainda mais.

Se você deixou o espaço atrás das obras nas prateleiras, pode ser interessante distribuir desumidificadores, pastilhas anti-traça, naftalina ou saquinhos com pimenta-do-reino em grãos (ela afasta os insetos). Cuidado com a naftalina, pois ela deixa seu cheiro nos quadrinhos, principalmente em caixas. Caso não se importe com o cheiro, sem restrições. Sílica seca também é uma ótima opção em caixas, pois absorve muito a umidade. Não é muito recomendada em locais abertos pois, como absorve muito rápido, é necessário que seja trocada constantemente.

Procure manter as mãos limpas enquanto manuseia sua coleção. Se possível, lave-as antes de limpar ou ler, pois a pele naturalmente acumula gordura, poeira e outras impurezas, que se fixam às páginas dos quadrinhos e pode deixar terríveis manchas para sempre. E nunca, nunca, jamais na sua vida cometa o crime de comer enquanto ler. Por motivos óbvios. Neva.

Organização

Agora que você já tem tudo pronto para abrigar sua tão querida coleção, ainda faltam alguns detalhes.

Ao organizá-los, procure deixar uma pequena folga entre os volumes para que o ato de tirar e colocar quadrinhos não danifique os que estão em volta. Volumes muito colados na maioria das vezes são um problema, pois se esta situação se prolongar por muito tempo, as capas podem acabar trocando as tintas, ou pior ainda, colando uma na outra. O mesmo ocorre caso sejam armazenados empilhados, por isso é importante lembrar de não empilhar muitos volumes de uma vez e, se possível, intercalar os volumes com uma folha de seda. É recomendável que livros grandes e grossos sejam armazenados na horizontal.

Seria bacana se houvesse um site onde pudesse cadastrar sua coleção e verificar em qualquer lugar quais volumes possui, quanto pagou ou quanto custou sua coleção inteira não é mesmo? Mas vejam só essa maravilha existe e é gratuita! Isso tudo pode ser feito pelo site Guia dos Quadrinhos, sua interface é simples e intuitiva e além de catalogar toda sua coleção de quadrinhos ainda é possível anunciá-los para venda. Também é possível exportar uma tabela com diversos dados da sua coleção.

Adicionando obras à sua coleção

Apesar de muitos discordarem, o melhor lugar para comprar mangás é nas bancas de jornal. Embora muitas delas não tenham o cuidado de armazenar os volumes corretamente, nada supera a sensação de ir até a banca, vasculhar os volumes disponíveis e voltar com aquelas belezinhas para casa. É mágico.

Mas, para quem não gosta de comprar nas bancas ou perdeu o lançamento de algum volume, existem lojas especializadas na venda de mangás e quadrinhos espalhadas por todo Brasil. Em São Paulo, um dos lugares mais fáceis de encontrar é no bairro da Liberdade. Eventos de anime também são uma ótima pedida na hora de buscar por edições difíceis de encontrar, além de sempre haver promoções bacanas.

Na internet existem diversos sites onde é possível encontrar mangás a preços acessíveis. A gigante Amazon muitas vezes e consegue trazer os volumes mais baratos que na banca mesmo na data de lançamento (caiu do caminhão?). Muitos volumes antigos com preços bons são encontrados por lá. O frete costuma ser grátis para compras acima de R$ 100,00 dinheiros. A Comix Book Shop também trás algumas promoções bacanas de vez em quando, então se estiver procurando algum volume em específico pode ser interessante dar uma passada por lá.

Atualmente, as treês maiores editoras no segmento são a JBC, a Panini e a NewPOP. A Panini comercializa os mangás e quadrinhos em seu próprio site, porém, por incrível que pareça, seu acervo é bem reduzido. A NewPOP tem um ótimo acervo em sua loja digital e comercializa as obras pelo preço de capa, com promoções ocasionais. Ambas as editoras oferecem o serviço de assinatura, o que compensa bastante, já que o preço total é bem menor se comparado às compras realizadas nas bancas, além de receber em casa e geralmente ganhar um marca-página bacanudo de brinde
Além destas opções, caso não se importe em comprar de outros colecionadores, há um grupo no Facebook exclusivo para compra, venda e troca de mangás, HQs e livros chamado Sebo de Mangás e Hq’s Compra e Venda. A maior parte do pessoal de lá leva o negócio a sério e tem uma reputação boa.

Considerações finais

Bom pessoal, por hoje é só. Gostaria de agradecer ao pessoal que plagiei me serviu de fonte. Se quiserem mais dicas, podem dar uma olhada no site Chuva de Nanquim, wikiHow e Uma futura bibliotecária apaixonada por mangás (caramba moça que nome imenso).

Muito obrigado pela leitura, sei que ficou extenso, mas quando se trata de coleção todo cuidado é pouco. Ninguém vai querer sua Kazenban atravessada por uma traça não é mesmo?

Valeu pessoal e até a próxima!

Escrito por: Hikaji, jogador noob de LoL, Hearthstone e Pokémon. Futuro psicólogo, acredita que Chrono Trigger seja o melhor jogo do mundo. Adora robôs gigantes, gunplas, patins e a noiva que é a coisa mais linda do mundo. Colecionava mangás, mas como a verba está curta agora aceita doações. Sonha em ficar rico e abrir um fliperama.

Dúvidas e sugestões: gustavo_hikaji@hotmail.com

Comentários

Populares

Topo