Problematizaremos

Relacionamento abusivo – Identifique

Existem alguns sinais clássicos que facilitam na hora da identificação do problema. Hoje em dia muito se fala do relacionamento abusivo vivido por mulheres, que muitas vezes, passam anos até enxergar os abusos causados a ela pelo seu parceiro. Mas será que relacionamento abusivo é um problema exclusivo das mulheres?

Aquela pessoa que não permite que você tenha amigos, que não deixa que o outro tenha uma vida social e muitas das vezes causa até mesmo o afastamento da família. Todo o seu tempo deve ser dedicado a ele somente, e a mais ninguém.

Há o controle financeiro por parte do parceiro, que define com o que e onde deverá ser gasto o dinheiro do outro, sem que este tenha autonomia financeira e algumas vezes até causa a dependência econômica na companheira.

Não há confiança. O telefone e outros aparelhos eletrônicos são vigiados verificados constantemente, quebrando qualquer regra de privacidade que possa haver no relacionamento.

O ciúme e a possessividade tomam conta de tal forma, que o parceiro sente ciúme até mesmo da própria sogra. Qualquer ligação não atendida é motivo para insinuações de que há um amante. Há a necessidade de satisfação a cada ligação ou mensagem, caso não queira ser acusado de infidelidade.

O abuso psicológico é constante, e a vítima vive sendo diminuída e é desprezada constantemente. Enquanto o abusador se supervaloriza como pessoa, a vítima é sempre exposta como um demônio. A autoestima e autoconfiança praticamente deixa de existir. A manipulação é tamanha, que quem é constantemente submetida a esse tipo de abuso começa a acreditar que está sempre errada, não importando a situação.

As regras a serem seguidas não são as mesmas para ambas as partes. Sempre há uma parte mais frágil do relacionamento, e esta necessita seguir corretamente todas as regras estipuladas. Porém, não é recíproco. A parte mais forte da relação nunca está sujeita às mesmas regras.

Não há melhores amigos. O seu melhor amigo é “o seu amor”. Não há direito a opinião. Seus amigos se afastam pois cansaram de tentar advertir de tudo aquilo que você se recusa a enxergar. Só existe ofensas e insultos. Agressões verbais, e que muitas vezes culminam nas agressões físicas. Mentiras e simulações de situações que nunca ocorreram com o objetivo de um linchamento social, e algumas vezes até mesmo problemas judiciais.

Vemos diariamente mulheres sofrendo em relacionamento abusivos sem que ninguém ajude, pois na maioria das vezes, as pessoas cansaram de “meter a colher” e ainda sair como vilão na história. E há homens que enfrentam o mesmo problema. Porém, temos o dever de fazer o melhor por aqueles que, de alguma forma, encontra-se em uma posição menos privilegiada que nós. Então, se você se viu em alguma dessas situais citadas acima, procure ajuda. E se você conhece um amigo ou amiga que se encaixa nas descrições acima, envie esse texto para ele(a).

Comentários

Populares

Topo