Imaginaremos

Imaginaremos #21: Bem… Isso foi um Fiasco!

Capa Imaginaremos21.jpg

Sejam bem-vindos a mais um Imaginaremos, sua coluna de RPG no Capinaremos. Hoje, com um Fiasco de RPG!

51aaLMRzvuL._SY355_

Mas, antes de enfiarmos os pés na jaca como nunca antes visto… Gostaria de lembrar a todos sobre o concurso do Imaginaremos, que vai sortear um Starter Set de D&D 5ª Edição. O sorteio vai ser dia 30 de abril e para participar você só precisa preencher esse formulário, duas perguntas bem rápidas e suas informações de contato. Cinco minutinhos e você já está concorrendo a esse incrível kit. Sem mais delongas, vamos em frente por que hoje é o dia que tudo vai dar errado!

link para inscrição: Formulário D&D

Fiasco_coverVamos lá, faça um pequeno esforço mental. Essa é uma situação delicada e você sabe disso amigo. Você precisa de dinheiro e o banco não vai querer te emprestar, por que sua ficha é suja na praça… A quem você recorre? Claro, ao magnata dos negócios imobiliários e mafioso de ocasião Lenny… Lenny tem contatos na política e vai emprestar o dinheiro a você, com uma taxa de juros mais alta, pois ele não é idiota. Como eu dizia, Lenny tem um contato na política da cidade e a licença para o prédio que você quer comprar para seu empreendimento, bem, digamos que “não vai dar certo”. O prazo encerra e como você não tem a liberação da prefeitura, tudo que lhe resta é devolver o dinheiro para Lenny, com os juros e ainda perder o prédio para o velho safado… Que agora quer que a liberação seja feita, da mesma forma que quer os juros pagos até o fim da semana. E como você vai pagar um mafioso safado? Bem, você e seus amigos tem um contato com uma certa contadora, que trabalha para um empresário russo cheio da grana. Ela diz que ele vai transportar 7 milhões de reais para uma compra na região e vai ser fácil tomar a grana dos agentes que a transportam… É claro que vocês pegam o trabalho. Mas espere… Lenny, o velho safado, está fazendo negócios com um certo mafioso russo que acaba de desembarcar na cidade, ansioso para comprar um grande prédio. Ele pede que sua contadora mova o dinheiro para ele até a casa de Lenny e em um gesto de boa fé, empresta seu quadro da sorte para Lenny. Se até aqui você não sentiu o cheiro de merda pairando no ar, melhor ir a um médico checar seu olfato.


tenor.gif

Isso que acabei de descrever é a sinopse do filme Rockn’Rolla – A Grande Roubada (2008) de Guy Pierce, mas poderia muito bem ser uma sessão de FIASCO. A ideia deste RPG inusitado é criar histórias com começo, meio e fim onde TUDO, absolutamente TUDO pode e vai dar errado. Inspirado por filmes como Rockn’Rolla e Queime depois de Ler, onde ideias aparentemente boas e desonestas acabam virando uma bola de neve, Jason Morningstar criou um RPG onde você estará o tempo todo esperando um fiasco acontecer, e acredite, vai ser divertido. Além de tudo, não existe um Mestre de Jogo.

pitt-burn-after-reading-shot-o

Calma, calma. Eu explico. Na verdade, todos são o Mestre. FIASCO utiliza um sistema simples onde todos os jogadores criam pedaços da narrativa e em conjunto, criam a história. O jogo em si divide-se em 5 partes:

Preparação: Esse primeiro momento e usado para a criação dos personagens através do estabelecimento das relações entre os jogadores, estas relações são anotadas em pequenos folhas de papel que ficam entre cada um dos jogadores participantes. O objetivo desta parte é a criação de NPCs e de Itens que serão usados pelos jogadores. A criatividade é livre e deve ser usada a vontade.

1ZIVaPs933VYs

Ato 1: O jogo começa de fato, cada um dos participantes, na sua vez, deve escolher se quer estabelecer a cena ou resolvê-la. Caso o mesmo, queira estabelecer esse deve narrar a cena seja do passado ou nos dias atuais envolvendo seu personagem como foco principal e algum outro(s) jogador(es) , caso ele prefira resolver os outros jogadores é que estabelecem a cena, e o jogador em questão é que irá concluir a mesma. Nestas cenas cada jogador deve lembrar-se de usar suas relações estabelecidas na fase de preparação. A maior dificuldade nesta parte do jogo é o “quebra-gelo”, principalmente se tiver jogadores novos. Pois todos ficam meio perdidos e não sabem como lidar com a cena do seu personagem.

tumblr_muuhlpgdVv1r45bjeo1_500.gif

A Virada: Ocorre na exata metade do jogo (quando a metade dos dados tiver sido distribuída), os 2 jogadores, escolhidos pela maior pontuação dos dados, escolhem duas reviravoltas da Tabela de Viradas para chacoalhar e mudar o curso da historia. Esta fase determina pra onde o jogo caminhará, então faça a escolha mais improvável e surpreendente que encontrar na tabela para que o jogo realmente tenha uma Virada.

Ato 2: Aqui começa a segunda metade do jogo, a mudança é que agora em vez do jogador no final dar o dado a alguém de sua escolha o mesmo fica com o dado para si. Outro ponto é que o objetivo agora é levar em consideração as Viradas estabelecidas. Lembre-se sempre que o jogo se chama Fiasco por um motivo óbvio logo nunca as coisas terminam bem, o que em si é o charme principal deste jogo. O divertido aqui é que nesse ponto, todos já estão familiarizados com o jogo e acabam criando um elo com seu personagem e fazem de tudo para que ele seja poupado dos destinos terríveis que o esperam.

tumblr_mkljttGT5Q1rvsf30o1_500.gif

Conclusão: Após o Ato Dois, o destino de cada personagem é selado por uma pequena tabela, e com a ajuda dos dados acumulados durante suas cenas, cada um agora terá que guiar os personagens, não necessariamente o seu, para o destino apontado. A narrativa final sempre deve ser algo curto tipo uma sentença, esteja seu personagem vivo ou morto no final da estória.

rocknrolla-o.gifAs partidas de FIASCO costumam ser rápidas. Provavelmente o tempo de esvaziar um engradado de cervejas e comer a primeira leva de um churrasco. Como é um RPG um tanto adulto, não aconselho que seja jogado com menores de 14 anos, mas qualquer adaptação é válida, afinal diversão é diversão! Gostou dessa ideia? Existem outros RPGs neste formato “sem mestre” disponíveis no mercado e cada um é mais incrível que o outro. Uma olhadela válida para Violentina, inspirado em peças de Tarantino onde a violência (daí o nome) tem papel principal. FIASCO foi trazido ao Brasil pela já divulgada aqui RETROPUNK e está disponível para compra no site da editora. Clica aqui que eu te jogo já na loja ;). Caso o interesse for em Violentina, clica aqui para ser direcionado pra loja da Secular Games. Dica… Ele é gratuito na versão PDF! ;D

Espero que tenham gostado desse Imaginaremos. Tenham uma ótima semana e boas rolagens!

E assistam Rockn’Rolla – A Grande Roubada. Sério. Melhor filme EVER!

1Xi2IVlktA1oY.gif

Por Murilo Lamegal, escritor, empresário e alguém que se esqueceu de algo na geladeira.

Comentários

Populares

Topo