5 Músicas

5MÚSICAS: Para Abrir Seriados

 

Feliz Páscoa pessoal! Tudo bom com vocês? Declaro aberto mais um 5Músicas. Devido à hype com a nova série original Netflix – 13 Reasons Why – foi decidido que a temática do dia seria sobre seriados. Apesar de não ter ficado muito fã do enredo em si, sou obrigado a assumir que, do ponto de vista técnico, a série ficou muito boa. Iluminação, momentos clímax e trilha sonora me ganharam. Há muito mais na televisão que enredo. Adicionei umas três ou quatro músicas no meu Spotify (real).

A trilha sonora, seja ela de filmes, jogos ou seriados, tem extrema importância para a história que será apresentada. É impressionante como os produtores tem total cuidado (na maioria das vezes) para casar não só ritmo, mas também letra com o momento que estará sendo retratado na devida cena. Por motivos como esse que, a se ver um trailer, surge àquela vontade de viver tudo que está nele, aquele desejo ou necessidade para que a data de estreia chegue logo.

Nos seriados há ainda uma maior importância, pois eles precisam de uma música tema que será reproduzida na abertura da série, durante anos. Nós fãs temos a mania de passar essa abertura e os créditos finais, e acabamos nos esquecendo da relevância que ambas tem, afinal, é aonde todos os créditos (sejam eles para elenco ou equipe técnica) são apresentados. Diante dessa importância, é vista a necessidade de manter a atenção do telespectador. (Regra vale também para filmes).

Vamos começar então a apresentar nossa lista. Dessa vez apresentarei música a música e ao final disponibilizarei a lista no Spotify. Muitos GIF’s à frente!

Will Smith – The Fresh Prince of Bel-Air (Seriado: The Fresh Prince of Bel-Air)

Produzida pela NBC, The Fresh Prince of Bel-Air (ou “Um Maluco no Pedaço”… sim, péssima tradução) é uma série de comédia que retrata a história de Will, um garoto nascido no gueto estadunidense. Ele é enviado para a mansão de seu Tio Phill, que está localizada em um dos bairros mais nobres de LA, para morar lá, a fim de escapar do mundo do crime que dominava seu bairro, tal como ter uma educação de classe com seus parentes. Com muito humor e criticas bem construídas, Will não consegue se adaptar às exigências de sua nova família, e vive muitas trapalhadas nessa experiência.

Sem muitas delongas, a música retrata exatamente a sinopse da série. Criada para compor a abertura, The Fresh Prince of Bel-Air é um rap bem animado que nos faz ter vontade de ver aonde essa história vai dar. Vale ressaltar que o protagonista, Will, é baseado no próprio Will Smith e, por isso, ninguém melhor do que ele para compor essa música, não acham?

The Handsome Family – Far From Any Road (Seriado: True Detective – 1ª Temporada)

A primeira temporada de True Detective conta com um elenco invejável, atuações brilhantes e muito mistério. Produzida pela HBO, a série retrata a reabertura de um caso envolvendo um serial killer, devido a uma investigação sobre um assassinato ocorrido há 17 anos.

Da mesma forma que o enredo da série, que apresentará muitas histórias bizarras, a banda The Handsome Family (country) possui composições que apresentam teor bem macabro, envolvendo assassinatos e suicídios. Utilizando-se de uma linguagem bem poética, Far From Any Road possui uma letra bem perturbante, que florescerá no espectador os sentimentos necessários para se assistir a série: Melancolia, incomodo e muita aflição.

Curtis Stigers – This Life (Seriado: Sons of Anarchy)

Produzida pela Fox Entertainment Television, Sons of Anarchy conta a história de Jax, membro de um motoclube que leva o mesmo nome do tiítulo da série. Vivendo no meio de gangues e, consequentemente, do crime, Jax terá que aprender a conciliar essas atividades com sua vida pessoal, enfrentando muitos conflitos que serão resolvidos à base de emoção, dinheiro e violência.

Um blues muito suave, mas ao mesmo tempo pegado, This Life foi composta para ser a abertura da série. Dessa forma, conta com muito drama para entreter o telespectador e prepará-lo para o que está por vir.

PS.: Sons of Anarchy conta com uma das melhores trilhas sonoras de seriados que já ouvi. É simplesmente sensacional! Faço uma menção honrosa à Breaking Bad, que, apesar de uma trilha brilhante, não tem uma música tema que mereça entrar para essa lista.

Alabama 3 – Woke Up This Morning (Seriado: The Sopranos)

Considerada por muitos como a maior série da história, The Sopranos é mais um sucesso da produção da HBO, e conta a história de Tony Soprano, um mafioso que sofre da síndrome de pânico e contará com a ajuda de uma psicóloga para aprender a lidar com sua vida familiar e profissional.

Com um estilo único (Jazz/Blues Eletrônico mesclado com um Hip Hop), Woke Up This Morning retrata a história de uma mulher que mata seu marido após alguns anos de abuso e curiosamente veio a se tornar um hino gangster. É citada como uma ótima música tema, uma vez que “gera antecipação, coloca imediatamente o espectador em um foco de mente e cria o tipo de familiaridade sonora que gera fidelidade autêntica” (Music Publishing: The Roadmap to Royalties (Routledge, 2008) – Ron Sobel/Dick Weissman). Do que mais a série precisaria, além de fidelidade de seu espectador?

Rodrigo Amarante – Tuyo (Seriado: Narcos)

Série original da Netflix, Narcos retrata a história da ascensão, decadência e busca do narcotraficante mais famoso da história, Pablo Escobar.

Bolero composto por um brasileiro (Rodrigo Amarante), Tuyo é também uma composição pensada para a abertura do programa. O cantor teria se inspirado na ambição de Pablo Escobar, que viria a se tornar um dos homens mais poderosos do mundo, por meio do dinheiro do tráfico.

Bom, é isso aí galerinha. Espero que a Páscoa de vocês seja então repleta de muita música e, quem sabe, ideias para um novo seriado. Não se esqueçam de comentar e sugerir mais músicas para nossa playlist! Qual a música tema favorita de vocês?  Abraços, fui!

Comentários

Populares

Topo