Colunas

Imaginaremos #23: Jogando com Classe

Capa Imaginaremos23.jpg

Sejam bem-vindos ao Imaginaremos, a coluna de RPG do Capinaremos! Hoje, continuaremos com a maratona de posts introdutórios para quem quer conhecer mais sobre RPG. Hoje, conversaremos um pouco sobre as classes de personagens (Com ilustrações exclusivas da Guilda da Capivara Amarela!)

D&D PROMO.jpg

Mas antes, devo lembrar a você leitor que, se ainda não fez sua inscrição para o sorteio, o prazo está acabando! Dia 30/04 realizaremos o sorteio de um kit D&D 5e Starter Edition e uma camiseta da Capivarinha da Guilda que você desejar! Além de tudo, adesivos exclusivos do Imaginaremos! Corre que é por tempo limitado! As inscrições se encerram dia 25/04. CORRA!

INSCRIÇÕES

Entendendo Calabouços e correndo de Dragões…

Desde sua primeira edição, Dungeons & Dragons foi conhecido por utilizar profissões para separar as funções dos personagens em uma equipe. Essas profissões sempre foram chamadas de “Classes”, onde habilidades distintas (às vezes não) separam personagens de cada estância de combate e interpretação.

Apesar de algumas classes se diferenciarem com certa facilidade, outras possuem apenas algumas diferenças sutis que as separam. Lembrando que aqui estamos falando de classes cruas, sem o adendo da interpretação, pois isso depende que cada jogador.

Guerreiro, Uma espada e um sonho

Capirreira A Capivara Guerreira

Capirreira, a Capivara Guerreira, sempre em prontidão com seu escudo.

 

Especializado em combate, tanto a distância quanto corpo-a-corpo, o guerreiro é muitas vezes a principal linha de frente de um grupo de aventureiros. Guerreiros também são os personagens com os históricos mais versáteis de D&D. Indo desde vagabundos mercenários a capitães da guarda real, essa classe sempre buscou sua inspiração na maestria marcial destes homens e mulheres que combatem na frente do grupo, sendo em geral os primeiros a atacar os inimigos.

Guerreiros sempre possuem ao menos o básico do treinamento de combate com armas. Qualquer guerreiro pode brandir uma espada, girar um machado ou enterrar sua maça no crânio do Kobold mais próximo. Da mesma forma, guerreiros são habituados ao uso de escudos e todos os tipos de armadura.

Alguns concentram seu treinamento em técnicas de arquearia, outros preferem a luta com duas armas. A grande verdade é que esta classe pode se resumir a um especialista em combates. Guerreiros de níveis altos possuem muitos talentos (vantagens situacionais que permitem acesso a certos tipos de equipamentos ou ataques), fazendo sua luta uma dança mortal de aço e fúria.

Essas combinações de habilidades trazem aos guerreiros a versatilidade que lhes permite adentrar tanto um campo de batalha quanto uma masmorra e ainda sim controlar a situação com facilidade.

Ladino, Astuto como uma raposa. Letal como uma cobra

Capidina A Capivara Ladina

Capidina, A Capivara Ladina. O dano mais cruel é sempre aquele que vem pelas costas…

 

Perícia, furtividade, subterfúgios. Essas são as maiores armas deste aventureiro. O Ladino, ou Ladrão, é o aventureiro responsável por obter as vulnerabilidades dos inimigos e tentar abrir caminho para os demais através de superioridade tática. Peritos, trazem a solução para praticamente qualquer problema, utilizando de sua engenhosidade sombria e versatilidade para brilhar nas sombras.

Todos conhecem o estereótipo. Batedores de carteira, assaltantes, vigaristas. A grande verdade é que Ladinos nunca foram vistos com bons olhos pelos mais nobres colegas de aventura, mas essa é apenas uma parcela da verdade sobre essa profissão. Existe ainda ladinos que atuam de forma independente, fixando-se em guildas de aventureiros como exploradores de calabouços e em grande parte atuando como batedores. Ladinos são especialistas em operar dos dois lados da lei para alcançar seus objetivos.

Apesar desses detalhes, também são aventureiros esforçados. Especialistas em diversos tipos de perícia, esses aventureiros aperfeiçoam seus talentos por anos e anos. Em um combate, o ladino sempre será aquele que atacará o inimigo das sombras, utilizando toda e qualquer vantagem para eliminar a ameaça de maneira rápida e silenciosa. Como especialistas, também são peritos em arrombamento de trancas e desarmamento de armadilhas. Entrar em um calabouço sem um ladino é um pedido de suicídio sincero.

Clérigo, o band-aid mais útil do mundo

CapiLériga A Capivara Clériga

Capilériga, A Capivara Clériga. Não confie no olhar inocente. Ela é muito mais que um Band-Aid…

Muito mais que uma profissão, o clérigo entende sua posição como uma necessidade para o mundo. E ele está certo. Atuando como intermediários entre deuses e mortais, esses guerreiros divinos escolhe a vida da aventura normalmente como uma exigência de seu deus. Tão variados como as divindades que cultuam, esses aventureiros podem ir de máquinas de matar no campo de batalha a curandeiros pacifistas. Clérigos também servem como líderes em grupos, normalmente comandando o grupo através do campo de batalha.

 

Usuários de magia divina, clérigos são verdadeiros canais desse poder, manifestando-o com seus efeitos milagrosos. O uso da magia divina não depende de talento natural ou estudo contínuo, como é o caso de feiticeiros e magos com a magia arcana. Um clérigo aprende desde sua formação que suas orações e ritos dependem de sua devoção para que as magias canalizem os efeitos corretos. Além disso, é necessário que o Clérigo compreenda intuitivamente os desejos de sua divindade.

Além de serem conhecidos por suas magias de cura, Clérigos também atuam no controle da batalha através de melhorias e desvantagens. Podendo inspirar até mesmo temor e medo nos inimigos, rogar maldições e trazer (literalmente) a fúria dos deuses aos inimigos. Ah, e é claro. Eles sempre tem a opção de esmagar o crânio do Kobold mais próximo com seu cajado ou maça, por esse mesmo motivo, quase nenhum clérigo é negligente com treinamento de combate e todos são combatentes capazes, por mais que alguns não desejem a violência.

Patrulheiro, O Vigilante sem fim

CapiLheira A Capivara Patrulheira

Capilheira, A Capivara Arqueira. Sempre observando, sempre estudando…

 

Das densas florestas, aos mais escaldantes desertos, um aventureiro mantém sua vigília sempre atenta, indo a frente do grupo e identificando os perigos. Esse é o Patrulheiro, também conhecido como Ranger. Patrulheiros atuam como rastreadores e guias para o grupo, seguindo na frente e mantendo uma certa independência afim de localizar possíveis inimigos e avistar perigos ocultos. Acostumados à uma vida longe do conforto das cidades, esses combatentes estão habituados a caçar seu próprio alimento e conseguir suas coisas da maneira mais difícil. Os talentos e habilidades de um patrulheiro são aprimorados com um foco mortal na tarefa sombria de proteger as fronteiras e para isso, eles estão dispostos a abandonar qualquer luxo.

Conhecidos como especialistas no selvagem, esses aventureiros são especialistas em caçar monstros e outras criaturas que ameaçam a civilização. Rastreadores por natureza, Patrulheiros aprendem sobre sua caça antes de entrar em um combate, tornando a dinâmica de jogo muito mais tática. Graças a sua familiar com a vida selvagem, Patrulheiros tem em suas mangas a habilidade de lançar algumas magias que se aproveitam do poder da natureza, assim como os Druidas. E assim como suas habilidades de combate, focam-se na velocidade, furtividade e caça.

Nota do autor da coluna.

Capivara amarela.jpg

Eu estou fazendo este post por vários motivos. O Imaginaremos é motivado a espalhar o RPG pelo Brasil e sempre está atento aos pedidos dos leitores. Um dos motivos para a criação da Guilda da Capivara Amarela foi, além de uma promoção da coluna, um incentivo para um olhar mais atento sobre questões que o Capinaremos levanta todos os dias. Se você ou alguém está passando por problemas, não hesite em ligar para o Centro de Valorização a Vida.

A postagem está grandinha, então deixarei as demais classes para o Imaginaremos #24. Aguardo vocês. Grande abraço e boas rolagens!

Por Murilo Lamegal, escritor, empresário, ilustrador errante, bruxeiro nas horas vagas e um patrulheiro que já tá de saco cheio de tarrasque escondido em arbusto alto.

Fechamento.jpg

Comentários

Populares

Topo