5 Músicas

5MÚSICAS: Para gostar de Supertramp

Leitores do Capina, hoje o assunto é tão fácil de falar nesse 5MÚSICAS que eu não precisaria nem fazer esforço pra escrever sobre ele, porém eu tenho uma admiração tão grande por essa banda que vou lhe indicar 5 músicas pra começara  ouvir Supertramp e gostar. Vem comigo!

Não é esse Supertramp que estou me referindo

Eu tenho um apreço especial por Supertramp porque é uma banda que desde que me conheço por gente meu pai faz propaganda. Há muitos anos eu escuto dele “It’s Raining Again é demais” e quando eu ‘herdei’ a coleção de discos dele eu entendi o porque: Supertramp é uma banda versátil, cheia de detalhes e que a cada música pode te surpreender com algum instrumento diferente. Não contente com a singela presença de um Famous Last Words na coleção de discos, ainda fui atrás e completei a discografia dos caras e não me arrependo.

O Supertramp é uma banda de rock britânica que nasceu em 1969 com outro nome, mas que logo em 1970 mudou o nome para o atual. Especificando melhor o estilo de rock deles, eles se enquadram como rock progressivo (como Pink Floyd e Jethro Tull) mas com muito de Art rock e Pop rock (como Beatles, Fleetwood Mac e Bee Gees). Se você escutar essas bandas separadas e depois escutar Supertramp, você vai identificar muitas similaridades entre elas e ainda vai perceber que as peculiaridades delas também vão estar presentes nas músicas do Supertramp.

A formação da banda passou por diversas alterações durante os 47 anos desde o seu começo. Os principais nomes que são os responsáveis pelo sucesso e que foram os integrantes por mais tempo da banda são:

  • Rick Davies – vocal, piano, orgão, gaita de boca, escaleta, bateria, percussão e sintetizador
  • Roger Hodgson – vocal, guitarra, violão, baixo e piano
  • John Anthony Helliwell – saxofone, clarineta, vocal, harpa de vidro (ou copofone) e celesta
  • Dougie Thomson – baixo
  • Bob C. Benberg – bateria e percussão

Desses, apenas John Helliwell, Davies e Bob permanecem na banda até hoje. Hodgson seguiu carreira solo a partir de 1983 e Thomson saiu em 1988 quando a banda entrou em hiato. Hiato este que durou até 1996, onde a banda voltou e lançou um álbum ao vivo e um de estúdio. Após, entrou em um novo hiato de 8 anos em 2003 que em seguida resultou numa turnê em comemoração ao aniversário de 40 anos da banda por 2 anos e mais 4 anos de hiato. Recentemente eles começaram uma turnê que foi interrompida devido à problemas de saúde do vocalista Rick Davies.

Fato é que a banda se consagrou por compor grandes clássicos e discos que são bem diferentes uns dos outros, pois sempre usaram da versatilidade dos integrantes da banda com diversos instrumentos. O álbum que levou a banda ao sucesso foi Breakfest in America, sexto álbum da banda que possui a música de mesmo nome e carrega a marca de mais de 20 milhões de cópias vendidas até hoje.

Sem muita demora, deixo 5 sugestões do que você pode começar ouvindo dessa banda sensacional, para que depois você procure mais deles. Se na sua opinião faltou alguma música não deixa de comentar. Aquele abraço!

Pra quem não tem Spotify:
Supertramp – School
Supertramp – It’s Raining Again
Supertramp – Breakfest in America
Supertramp – Dreamer
Supertramp – Give a Little Bit

 

Comentários

Populares

Topo