5 Músicas

5MÚSICAS: Bandas Gaúchas

Há 12 anos foi lançado o MTV Bandas Gaúchas e nele foram apresentadas diversas bandas desse cenário musical do país. Algumas bandas ficaram de fora na época mas também tinham músicas excelentes que poderiam facilmente entrar para sua lista de músicas preferidas. Hoje no 5MÚSICAS vou deixar vocês com um pouco do gostinho do que o Rio Grande do Sul tem de rock e que pode conquistar o resto do Brasil. Te aprochega, vivente!

Algumas bandas aqui do estado carregam características que vão além do rock e incorporam o acordeão e outros elementos próprios da música tradicionalista e nativista. Mesmo assim, muitas das letras lembram o rock simples e tradicional, outras fazem críticas como as bandas que tinham força no Brasil nos anos 80 perto do final da ditadura. O estilo ainda remete muito à Jovem Guarda, ao rock psicodélico dos anos 60 e ao Tropicalismo, mas, apesar dessas referências antigas, continua presente e atual.

TNT – Em atividade desde 1984

A lista seria grande, porém tenho intenção de apresentar algumas bandas que não tem muita força no cenário nacional mas que merecem atenção de qualquer apreciador de música. Aqui não vou citar, por exemplo, Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii que são bandas com maior visibilidade fora do estado. Vou me ater aos artistas que escuto desde minha adolescência, que já fui em shows e que podem até ter apenas um ‘sucesso’, mas que quando toca, pode ter certeza que você canta junto. Isso é tão verdade, que essas músicas são hinos por aqui. Por exemplo, se você entrar em qualquer bar de rock em no estado e estiver tocando Borracho Y Loco, os presentes estarão cantando aos gritos como se fossem um coro.

Sem muito mais o que dizer, deixo as indicações abaixo para conhecerem um pouco mais das bandas daqui. Se você lembrar de alguma e achar que esse que vos escreve esqueceu de adicionar, comenta aí!

Pra quem não tem Spotify:
TNT – Não Sei
Borracho y Loco – Vera Loca
Milésima Canção de Amor – Acústicos & Valvulados
Um Lugar do Caralho – Júpiter Maçã
Bebendo vinho – Wander Wildner

 

Comentários

Populares

Topo