Colunas

Imaginaremos #26: Deadlands

Capa Imaginaremos26

Sejam bem-vindos a mais um Imaginaremos, a coluna de RPG do Capinaremos. Hoje, conheçam um cenário que mistura o mais puro western spaghetti com horrores assombrosos que fariam H. P. Lovecraft sorrir em êxtase.

722936

O ano é 1879, mas a história não é nossa.

É assim que começa a narração para este fantástico RPG, inicialmente publicado em 1996 pela Pinnacle Entertainment Group. Escrito por Shane Lacy Hensley, Deadlands já foi oito vezes vencedor do Origin Awards, que premia os melhores jogos não-eletrônicos da indústria.

O jogo se passa nos Estados Unidos, canonicamente em 1876 em sua primeira edição e atualizado para 1879 em sua última versão, Deadlands: Reloaded. Referido como “Oeste Estranho”, o gênero em que o jogo foi enquadrado trata-se de uma justaposição do cenário western mundialmente difundido graças a filmes como O Bom, O Mau e o Feio e adiciona doses cavalares de horror e fantasia à obra. O jogo segue a história real de nosso mundo até 3 de Julho de 1863.

Graças a os esforços de um grupo de indígenas americanos liderados por um Xamã Sioux conhecido como Corvo, um ritual que visava expulsar as tropas europeias de solo americano cria um conduíte para o reino espiritual. Criaturas nefastas habitam este reino, estas conhecidas como Algozes. Essas criaturas alimentam-se de medo, e que momento mais oportuno para um banquete do que um confronto entre as nações sioux, os confederados e a união, em uma das mais sangrentas guerras civis que este mundo já presenciou?

deadlandsmap

Graças a presença dos algozes, lugares onde o nível de medo é alto transformam-se em verdadeiros infernos vivos, ou se preferir, terras mortas (deadlands, no original). Nestes lugares, o sol brilha mais fraco, árvores crescem de maneira atrofiada e maligna, formações rochosas lembram corpos e monstros e assim vai. Quanto mais alto é o medo presente na população local, maiores são as mudanças no ambiente.

2bf5389032c50a9323c8a62330ad2101O objetivo final dos Algozes é tornar toda Terra em um deserto assombrado, literalmente criando um inferno na Terra. Entretanto, os Algozes não podem entrar diretamente no plano terreno a menos que o medo na superfície do planeta seja alto o suficiente. Então para esse fim, eles criaram monstros, enlouqueceram homens e mulheres, reanimaram corpos e todo outro tipo de criatura horrível para que assim o medo e o terror se espalhassem por todo globo.

O primeiro incidente envolvendo a ação dos Algozes ocorreu em 4 de Julho de 1863, na Batalha de Gettysburg. Soldados de ambos os lados levantaram de seus túmulos, atacando amigos e civis. Desde então, pistoleiros mortos-vivos, espíritos indígenas zangados, cultos macabros e criaturas letais começaram a aterrorizar o mundo. A guerra civil americana se arrasta graças a influencia dos Algozes e o país segue dividido em Estados Unidos e Estados Confederados. Um abalo sísmico puxou metade da Califórnia para o oceano, criando uma área de cânions conhecida como “O Grande Labirinto”. Neste reduto arqueológico, mineiros encontraram um estranho mineral, conhecido como Rocha Fantasma. Queimando mais quente e por mais tempo que qualquer carvão, esse mineral é a base da maioria das tecnologias presentes em Deadlands, assim como poções alquímicas e materiais semi-mágicos.

O despertar dos Algozes também revelou a Magia para o mundo. Em negociações com espíritos conhecidos como Manitus, carteadores podem adquirir favores desses seres malignos e conjurar feitiços. Esses mesmos Manitus entram em corpos recém-mortos e os reanimam, criando Amaldiçoados. Amaldiçoados são seres que às vezes são controlados pelos espíritos que os possuem, porém em grande parte do tempo, o defunto comanda o corpo. Graças a Rocha Fantasma, o progresso cientifico empurra o cenário de um nível histórico para algo próximo ao popular steampunk.

savage_worlds_deadlands_saloon_rumble_by_sebastien_ecosse-d82vz18

E então, ficou interessado nesse cenário Roleplayer? Está afim de se juntar ao bando e chutar a bunda de alguns zumbis confederados ou vai ficar aí bebendo essa pinga vagabunda no Salloon? Deadlands está atualmente disponível em português, a venda na loja online da Retropunk. Segue o link vaqueiro!

Por Murilo Lamegal, xerife, carteador e profissional em sacanear jogadores sacanas.

Fechamento

Comentários

Populares

Topo