5 Músicas

5MÚSICAS: Chris Cornell

Cópia-de-Pouparemos-2

Hoje perdemos uma voz, uma lenda. Christopher John Boyle, mais conhecido como Chris Cornell, tornou-se reconhecido por integrar o Soundgarden e Audioslave. Virtuoso desde a infância, Cornell teve como seu primeiro instrumento um piano, mas sua carreira em bandas começou oficialmente na posição de baterista.  Em 1984, formou o Soundgarden com o Guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto. Cornell, nessa época, tocava bateria e assumia os vocais, porém assim que Scott Sundquist assumiu as baquetas, Cornell pode se dedicar totalmente aos vocais. O primeiro EP da banda, Screaming Life, foi lançado em 1987. Os álbuns seguintes, Ultramega OK (1988) e Louder Than Love (1987) tiveram uma excelente repercussão no cenário alternativo.

Em 1990 seu amigo Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone, sofre uma overdose de heroína e morre. Em homenagem a Wood, Chris cria Say hello to heaven e Reach Down. Juntando-se como Jeff Ament e Stone Gossard, antigos membros do Mother Love Bone, Cornell dá origem ao Temple of The Dog, banda tributo ao Mother Love Bone que gravou apenas um álbum, autointitulado Temple of The Dog.

Em 1991, o Soundgarden lança Badmotorfinger, álbum que torna a banda mundialmente famosa graças a grande atenção que o movimento grunge vinha tomando em Seattle. Em 1994, viria o álbum mais famoso da banda, Superunkown. Black Hole Sun e Let Me Drown ajudaram esse álbum a vender mais de cinco milhões de cópias apenas em território norte-americano. Apesar disso, em 1997, após o lançamento da coletânea A-Sides, o Soundgarden anuncia o fim de suas atividades.

Em 1999, Cornell lança seu primeiro álbum solo, Euphoria Morning. Vendendo mais de 300 mil cópias e rendendo uma indicação ao Grammy Awards.

Foi quando, em 2001, Cornell funda o Audioslave com ex-integrantes do Rage Against The Machine, lançando o primeiro álbum autointitulado em 2002. Em 2005, o Audioslave entra para a história como o primeiro grupo norte-americano a realizar um show em Cuba. Nesse mesmo ano, lançam Out of Exile, que emplaca primeiro lugar na Billboard 200. Neste álbum, destaque para músicas como Be Yourself e Your Time Has Come. O terceiro álbum do Audioslave viria no fim de 2006, sob o título Revelations. Seguindo um estilo mais soul que os álbuns anteriores, entrou em segundo lugar na Billboard 200, contendo sucessos como Original Fire e Relevations como singles. Nesse mesmo ano, Cornell lançou um novo single, You know my name, musica tema de Casino Royale, estréia do ator Daniel Craig no papel do espião 007.

Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia sua saída do Audioslave e se prepara para dar inicio a uma turnê mundial para seu novo álbum solo, Carry On. Outros álbuns notáveis de sua carreira solo foram Scream (2009) e o acústico Songbook (2011).

rzt_0441

Infelizmente, 17 de Maio de 2017, o mundo perdeu uma de suas vozes mais belas no cenário alternativo. Continuaremos a ouvir os sucessos de Cornell e seus trabalhos durante as próximas gerações. Com vocês, a playlist de Chris Cornell:

Comentários

Populares

Topo