Papo Sério

Conflito no Iraque e A Cidade do Sol

Não é o tema do blog, mas não há como se abster do assunto. A situação do Iraque é desesperadora. Após os EUA entrarem com suas tropas e deixarem o país com milhares de mortos entre escombros, o futuro iraquiano é incerto.

Saddam Hussein foi um ditador e mereceu a morte que teve. Mas em um quisito ele tem que ser levado em considerção, ele mantinha a paz entre os diversos povos que vivem no Iraque. Hoje, xiitas e sunitas se enfrentam de uma maneira sangrenta, uma verdadeira guerra civil. E é por isso que não será tão cedo que as tropas americanas sairão de lá.

E outro grupo étnico que ocupa uma parcela do território iraquiano são os curdos. O maior grupo étnico sem um território próprio, ocupam o norte do Iraque, uma parcela do Irã e o sul da Turquia (veja o mapa a seguir). E eles também apresentam um braço armado terrorista, o PKK, que constantemente vem atacando o território turco, exigindo a demarcação oficial de uma uma pátria, o Curdistão.

Área demarcada onde vivem os curdos.

E hoje chega a notícia de que a Turquia resolveu enviar suas tropas para o sul. Para conter os ataques terroristas e se for necessários atacar o norte do Iraque atrás do PKK. O mesmo Bush, que invadiu o Iraque anos atrás alegando armas nucleares escondidas, hoje pede que a Turquia não invada o Iraque, que aja com diplomacia. É brincadeira?

Soldado turco, tropas estão rumo ao Iraque.

Veja a notícia completa aqui, em inglês.

Esses conflitos no Oriente Médio não são de hoje, e não vão ser amanhã que irão acabar. Nos resta confiar que alguém terá, algum dia, uma noção de que esse conflito não é apenas um jogo para ver quem é o mais forte ou para ver quem fica com mais petróleo. São vidas que estão na linha, civis, pessoas inocentes que apenas querem viver em paz.

Terminei hoje de ler A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini (autor de O Caçador de Pipas, outro livro maravilhoso). Que conta a história de duas mulheres que vivem esse sofrimento nos conflitos. A história se passa basicamente em Cabul, no Afeganistão e retrata com clareza os sentimentos e as emoções que ocorrem durante a ocupação soviética do Afeganistão, passando pelo próprio extremismo talibã até a entrada dos EUA, depois do 11 de setembro. Recomendo para quem quiser compreender melhor a situação crítica no Oriente Médio.

Para quem estiver interessado no ebook, pode clicar na imagem que será encaminhado para esse site: Portal Detonando. Mesmo o Capinaremos sendo contra a pirataria, eu considero que a distribuição de livros é válida. Ler é um ótimo exercício.

Comentários

Populares

Topo