CapinaLemos

CapinaLemos – Uma Jornada Inesperada

capinalemos

Salve amigos do Capina!

Depois da noticia bombástica de ontem, iremos oficialmente iniciar os trabalhos do CapinaLemos. Resolvemos postar as informações ontem em caráter de urgência e hoje retomamos com as sinopses e curiosidades sobre livros e séries.

 

E para começar, optamos pelo clássico, mas ainda atual O Hobbit.

Sabemos que tivemos a pouco tempo uma trilogia sobre o livro no cinema (Sim, três filmes para um livro, mas tudo bem), mas vamos focar aqui apenas na história do livro e suas curiosidades.

Hobbit

O livro do autor J. R. R. Tolkien foi publicado em 21 de setembro de 1937 e já vendeu mais de 100 milhões de exemplares nestes 78 anos. Sim, o livro tem 78 anos e continua sendo publicado e vendido até hoje. O autor nasceu em 03 de janeiro de 1892, portanto ontem fez 124 anos do nascimento desta lenda que revolucionou o mundo da fantasia. Se hoje temos Elfos, Goblins e seres incríveis em livros, filmes e jogos muito se deve a este cidadão.

A história se passa no universo dos filmes e livros da Trilogia “O Senhor dos Anéis” e conta uma aventura envolvendo Bilbo Baggins (Bilbo Bolseiro em terras tupiniquins), Gandalf e um grupo de anões liderados por Thorin Oakenshield (Ou Thorin Escudo-de-Carvalho).

Para quem nunca leu nenhum livro da série, do meu ponto de vista eles tem sempre uma pegada de aventura, muita fantasia e nada de romances ( Ok, bem pouco na trilogia Senhor dos Anéis, mas aqui praticamente zero). Um dos destaques da história é Smaug que na história é um Dragão milenar que fala (Esqueçam os dragões de GOT) e é muito inteligente e também muito orgulhoso de si mesmo. E temos também aranhas gigantes, Sméagol, Águias, Batalhas, Elfos e tudo que torna o universo de Tolkien algo tão sensacional.

Hobbit 3

No geral é uma leitura leve e envolvente, uma história empolgante e que traz um grande background para a trilogia “O Senhor dos Anéis”. Se você não é muito de ler mas quer começar esse seria o meu primeiro palpite. Você encontra o livro a valores bem camaradas no mercado. A edição de comemoração dos 75 anos em capa dura está por menos de 40 dilmas e o capa comum você encontra facilmente por 20 dilmas.

Não irei me delongar no conteúdo do livro, pois creio que alguns de vocês ainda não leram. Segue agora algumas curiosidades sobre este fodendo livro:

  • O universo de O Hobbit começou a ser criado em 1917, quando o escritor tinha 25 anos. No entanto, a história em si só foi desenvolvida uma década depois, em 1928. Tolkien trabalhava então como professor na Universidade de Oxford quando, ao corrigir provas dos estudantes, bolou a seguinte frase “Numa toca no chão vivia um hobbit”  – e resto é história até chegarmos a concepção do livro.
  • Apesar de ter sido publicado na Inglaterra em 1937,O Hobbit e o restante dos trabalhos de J. R. R. Tolkien não ganharam notoriedade nos Estados Unidos até o começo dos anos 60. E as obras só alcançaram tal status por conta dos universitários estadunidenses. “Ir para a universidade sem um livro de Tolkien era como ir sem sapatos”, afirmou a mãe de um calouro da turma de 1966. Um relato da revista Timedizem “O Hobbit parece tão viciante quanto LSD. Em vários campus dos Estados Unidos há buttons declarando ‘Frodo vive’ e ‘Vai vai Gandalf’, muitas vezes escrito em élfico”.

Hobbit 4

  • Leonard Nimoy cantava sobre O Hobbit uma canção intitulada The Ballad of Bilbo Baggins . A gravação apareceu originalmente no álbum Os Dois Lados de Leonard Nimoy, lançado em 1968.
  • Tolkien achava que a magia e a mitologia da Inglaterra se haviam perdido e suas obras foram uma tentativa de reavivar tudo isso na mente dos mais jovens. Ele inclusive tinha a mania de escrever cartas se passando por Papai Noel aos seus filhos com referências a duendes, gobblins e outros seres da mitologia anglo-saxã.
  • A imagem abaixo é uma ilustração feita pelo próprio Tolkien para o livro Roverandom (Obrigado Wallace!). Além do cara ser um escritor sem igual, ele desenha bem melhor que eu. Não que isso seja muito difícil, mas enfim.

Hobbit 1

É isso caros amigos! Estamos iniciando essa jornada e espero que seja algo legal para todo mundo. Aguardarmos as críticas e sugestões para os próximos posts e espero que todos tenham uma boa leitura durante a semana! Estão lendo o que no momento? Entrem em contato com a gente pelo [email protected]

Grande abraço e até o próximo post!

 

 

Thiago Padilha
Leitor de Ônibus, Fã de Tolkien e Martin (George, não Rick)
e Técnico de Informática nas horas vagas para complemento de renda.
Comentários

Populares

Topo