Animaremos

Animaremos – Especial Ghibli Parte I

animaremos

“E neste mundo existem coisas maravilhosas criadas pelo homem”

É assim que eu gostaria de finalizar esta semana, este belo dia que para muitos é o começo do fim da semana.

CHEGAMOS NÓS NO ESPECIAL GHIBLI DO ANIMAREMOS!!!!!!!!!!!! Aeeeee *clap* *clap* *clap*

Studio_Ghibli_logo.svg

E para comemorar o primeiro post colaborativo dos redatores do Animaremos, vamos comemorar também que semana passada foi o aniversário do nosso diretor mais querido do Japão, o Sr. Hayao Miyazaki!!!! Aeeee, um gênio que criou obras memoráveis para nossa infância e ainda encanta no presente fazendo emoções de todos os tipos aflorarem em nossas vida.

Como estamos comemorando o aniversário do Sr. Miyazaki neste lindo mês de janeiro, nada mais justo do que falar do estúdio Ghibli, onde este senhor fez toda a sua magia criativa tomar vida e para criar o caos, este post especial será divido em algumas partes escritas por mim, Ruan e pelo Marcos.

NOSSA LISTA DE RECOMENDAÇÕES DA GHIBLI PARTE I! Porque sim, porque não queremos gerar tretas, e sim, recomendar esses filmes para você assistir, se divertir e vir jogar pedras se eu falar alguma merda nãofaçaissoporfavor. Eu não vou colocar em ordem de preferência, e sim por ordem que eu assisti, afinal, gosto de todos os filmes do estúdio, até mesmo Naüsicaa, que foi produzido antes mesmo do Ghibli nascer, por favor, aproveitem, sintam-se em casa e coma uns biscoitinhos.

Howl’s Moving Castle (Howl no Ugoku Shiro)

Howls-moving-castleposter

Sophie é uma tímida moça que trabalha na loja de chapéus da família, sua vida muda completamente ao cruzar com um feiticeiro, Howl, famoso pela sua beleza e poder.  Este incidente a leva a ser amaldiçoada por outra feiticeira que guarda mágoas pelo feiticeiro sedutor. A história gira em torno da aventura de Sophie em busca da cura para a sua maldição.

Personagens

Sophie

sophie

Tímida, mas extremamente forte, decidida e até um pouco arrogante dependendo da situação, Sophie partiu em uma jornada em busca da cura para a sua maldição, que a tornou  uma senhorinha de idade, que se revela ser nada menos do que problemas com a sua auto-estima e estado de espírito. Ainda na aparência de senhora, Sophie se apaixona por Howl, mesmo que ele seja birrento e dramático, mas sempre muito feliz por tê-la por perto. Ela como senhorinha se torna faxineira de Howl, botando a casa em ordem e mostrando um lado mais familiar para todos dentro do castelo.

Howl

Howl1

Feiticeiro famoso pelo seu poder, beleza e seu castelo andante, é envolto de mistérios e em geral, quem se envolve com ele, sempre acaba em confusão. A medida em que ele se abre para a forte e bondosa Sophie, Howl mostra todos os seus lados para ela. Howl também é o único que consegue entender a maldição de Sophie e ainda assim a reconhece desde o momento em que a vê.

Calcifer

Howls15

Calcifer é o motor do castelo do Howl, ele se diz um poderoso demônio que foi capturado pelo feiticeiro, e ao deixar Sophie entrar no castelo, faz um pacto com ela, para retirar sua maldição, Sophie tem que descobrir o segredo de Howl.  Calcifer também se rende ao carisma da senhorinha enxerida e petulante.

Markl

Howls20Moving20Castle01026_from_we-

O pequeno aprendiz de Howl, um menino fofo, aprendiz de feiticeiro que cuida de trabalhos simples como entregas de feitiços e receber encomendas pelo castelo que tem uma porta mágica. Outro que se afeiçoa ao jeito materno de Sophie sendo levado pelas ordens da mesma.

Cabeça de Nabo

 

9ad3b7a3444ac48579f94f805eef2ea8

Um espantalho feito com um nabo que ajuda Sophie e está apaixonado por ela, como ela mesma brinca, ele a segue por todos os lados. Ele também foi amaldiçoada assim como Sophie e se junta ao grupo do castelo.

O castelo

howlscastle

O Castelo de Howl é um conjunto de bagunça, bem isso mesmo, a parte externa se assemelha a um aglutinado de lixo que se move desengonçadamente. O coração do castelo fica na cozinha, que também é a entrada principal, onde fica Calcifer. A sua porta é a parte mais interessante do maquinário, na porta existem quatro cores diferentes na maçaneta, estas quatro cores abrem para locais diferentes, como o Porto, a Cidade Real, o Local onde o castelo se encontra e a cor preta, onde apenas Howl entra.

Opinião pessoal: Não resisto a um romance, shippo mesmo, shippei do começo ao fim, e o drama e a fragilidade do poderoso Howl sendo domado pela simplicidade e carisma de Sophie!!! Simplesmente maravilhoso!!! Sendo um filme, não vou falar tanto assim dos personagens para não dar spoilers pra vocês, amores, porque eu sou legal, mas que dá uma coceirinha de bater papo sobre o filme, dá!

My Neighbor Totoro ( Tonari no Totoro)


My_Neighbor_Totoro_-_Tonari_no_Totoro_(Movie_Poster)

 

Por conta de uma doença pulmonar em sua esposa Yasuko, o professor universitário Kusakabe Tatsuo se muda para o interior com suas duas filhas, Satsuki e Mei. A casa escolhida para seu novo lar é antiga e ficou por muito tempo fechada, sendo assim, uma grande faxina é necessária para a chegada dos novos moradores. Logo que entram na casa as pequenas encontram pequenos espíritos pretos feitos de poeira que gostam de locais escuros para se aglomerar, atiçando o medo e a curiosidade das pequenas.

Alguns dias após a mudança, Mei está no jardim brincando enquanto Satsuki está na escola e seu pai está no escritório estudando, é quando ela encontra um pequeno ser que se assemelha a um coelho andando pelo jardim carregando um pequeno saco de nozes nas costas. Como toda criança curiosa, Mei persegue o pequeno ser mata  adentro até encontrar em um buraco em uma árvore segue o bichinho que se jogou lá dentro, caindo em cima de uma versão gigante do seu alvo anterior que dorme tranquilamente. Este é Totoro, o senhor e espírito protetor da floresta que fica ao lado da casa de Mei, iniciando assim a aventura.

Personagens

Mei

totoro2

A caçula, quem encontra primeiro Totoro, é curiosa, ativa e as vezes birrenta, segue os passos da irmã sempre tentando acompanhá-la. Sente muita falta da mãe, e como é pequena, muitas vezes não compreende que a doença a impossibilita de estar em casa.

Satsuki

snapshot20091225022859

A irmã mais velha, é responsável pelos afazeres de casa enquanto a mãe está no hospital, assim como é responsável por cuidar da Mei enquanto o pai está na capital trabalhando. É tão ativa quanto Mei, mas frequenta a escola, tendo mais atividades que a irmã menor. Satsuki também acaba por conhecer Totoro em uma noite chuvosa esperando o pai voltar da faculdade e carregando Mei adormecida, protagonizando a cena mais memorável do filme.

Totoro

totoro_march_by_inveeous-d8u4rmr

Totoro seria, como o pai de Satsuki explica, o senhor da floresta que fica ao lado da casa das meninas, e tem o que se acredita poderes de fazer florescer a vida. Totoro é a estrela do filme, recebendo atenção mundial, e aparecendo em vários outros filmes, desenhos e sendo easter egg de vários outros trabalhos. Totoro rende até hoje produtos desejados por adultos e crianças

totoro-cat-bed1

         Meu sonho de consumo pessoal! <3

Cat bus

Cat-Bus-my-neighbor-totoro-27648508-476-352

Cat bus é um gato macio, fofinho, que usa ratos como farol e que aparentemente só as meninas e seres espirituais conseguem enxergar. Veloz e ótimo para cortar caminho, cat bus é o sonho de consumo de todo trabalhador pobre que utiliza o serviço de transporte público no Brasil.

Opinião Pessoal: Eu particularmente AMO a OST desse filme, durmo e acordo ouvindo, além de ser uma história muito leve e gostosa de assistir várias e várias vezes. Confesso que iria a loucura se tivesse filhas tão elétricas como essas duas pestinhas fofinhas, só um Totoro da vida para fazer elas sossegarem.

Ponyo (Gake no Ue no Ponyo)

Ponyo

Ponyo é a protagonista da nossa história, um peixinho dourado, que é muito rebelde por sinal. Sai escondido de sua casa no oceano para passear em mar aberto e em meio a uma confusão com pescadores, acaba perto da praia. Lá ela conhece Sousuke, um menino de cinco anos que a coloca em um balde e a trata com muito carinho e assim Ponyo decide que quer se tornar humana como Sousuke, que ela tanto ama (amor de criança é uma coisa muito chuca, já ama depois do primeiro dia de contato <3).

Personagem

Ponyo

Ponyo-screencaps-ponyo-on-the-cliff-by-the-sea-30547658-1920-1080

Filha de um feiticeiro que há muito tempo já foi humano, seu nome era Brunhilde, mas Sousuke a chama de Ponyo e é esse nome que ela prefere. Apaixonada por Sousuke, Ponyo quer se tornar humana para ficar ao lado de seu amado, agitando o descontentamento de seu pai, que deseja inundar todo o planeta para trazer a era marítima a tona. Ponyo também tem poderes, impressionando Sousuke e sua mãe, Lisa.

Sousuke

Ponyo-sosuke

 

Sousuke tem cinco anos, é um menino inteligente e adorado por todos, que vive com a mãe, Lisa, em uma ilha. Seu pai é marinheiro, motivo de orgulho para o pequeno. Lisa é enfermeira em uma casa de repouso e aceita Ponyo com naturalidade (que eu achei do tipo, wtf!? assim, do nada, “ah, ela era o peixinho dourado do meu filho, beleza, senta ai, come uns presuntinho maroto, fica a vontade.”) após Sousuke reconhecer a Ponyo humana, e a convida para ficar em sua casa. Assim como Ponyo, Sousuke também está apaixonado, mesmo que ele demonstre de forma diferente, mais sério e responsável.

 

Opinião Pessoal: Como todo filme Ghibli, eu não resisto quando os protagonistas são crianças e quando se fala em amor, puro e inocente, me derrete mais ainda!!!! Colocar à prova o amor e dedicação de Sousuke, mostra como o amor pode vir de forma pura e que mesmo com obstáculos, continua sendo algo leve. Gente, assistam e se apaixonem comigo!!!!

 

Gente, como o post está divido em partes, espero que gostem da minha parte e apreciem a parte do Ruan e do Marcos semana que vem, até a próxima!!

 

Escrito por Takeda: Amante de animes, livros de romance, seriados, gatinhos fofos e domingos preguiçosos. Tem como passatempo a escrita nas horas vagas, playing game e o twitter.

Opiniões e sugestões sempre bem vindas aqui: [email protected] / @namitakeda

Comentários

Populares

Topo