Colunas

Eurekapina: Definindo o que é Beleza

eurekapina

Bateu aquela duvida se sua mãe estava sendo 100% sincera quando ela disse que não sabe porque você continua solteiro se é tão bonito? Ainda fica perplexa quando seu namorado diz que você é linda?

Então o Eurekapina de hoje vai explicar o que é beleza pra você!

avril-lavigne

Pura matemática! YEAH MATH BITCH!
(Que eu não tenho competência suficiente pra criar uma equação adequada… Mas ainda assim, pura matemática)

O nosso padrão de beleza é definido através de uma média geral de todas características que já vimos.
Mas qual média que é essa? É aritmética simples/ponderada ou moda?
Um pouco de cada na verdade, todos essas médias estão presentes em nossa concepção de beleza mas para alguns umas se sobressaem sobre as outras.
Para construir o que chamamos de beleza consideramos o padrão mais mediano (aritmética simples), o padrão de maior frequência (moda) e os padrões naturais e sociais (aritmética ponderada).

Não entendeu? Takai explica um por um.

Aritmética Simples: A media mais pura, é o meio termo entre todas as amostras. Se você pegar fotos de todas as pessoas do mundo e criar uma imagem com a média das características, o resultado final será de uma pessoa que todos vão achar agradável. Talvez não será a que vão achar a coisa mais linda do mundo, mas será uma imagem que agradará ao menos um pouco a todos. Vejam esse exemplo, não achei ninguém do meio bonito mas as medias sim!

average_faces_sydney

 

Moda: É a amostra que mais se repete. Seu cérebro se acostuma aos padrões das pessoas que você vê muitas vezes e/ou por muito tempo. Tipo quando sua mãe fala que você é lindo, ou quando você se acha lindo por estar acostumado a ver seu rosto no espelho todo dia, ou até mesmo aquela sua amiga miss beleza interior que depois de muito tempo conversando você não acha mais ela o cão chupando manga, só acha feinha ou desarrumada.

im_good_looking

 

Aritmética Ponderada: Os padrões de beleza naturais (assimilados a saúde e características evolutivas vantajosas) e sociais (impostos pelo grupo e/ou sociedade) tem um peso maior, mesmo que você raramente seja exposto a esses padrões.

Takai, como assim padrões de beleza naturais? Achei que os padrões de beleza eram apenas os impostos pela ditadura capitalista opressora da beleza” Calma que Takai explica. Padrões de beleza já entram na parte de evolucionismo e psicologia evolucionista, na qual diferentes grupos étnicos e/ou sociais atribuem pesos diferentes para uma mesma característica.

Padrões naturais de beleza são os instintivos, coisas que ficaram programadas em nós desde os primórdios da humanidade, como formas suaves e/ou simples e simetria (nosso cérebro é preguiçoso), estar em forma e prontidão para suprir as necessidades da família e outras adaptações ao meio que se vive, que passam uma ideia de saúde e funcionalidade.

angelina_simetria

Sem contar o jogo de luz e uma leve inclinação na cabeça, é quase um jogo dos sete erros

 

Curiosamente os padrões sociais podem ter uma origem em comum com os naturais, ao vermos um grupo dominante, nós queremos que nossa prole tenha os genes desse grupo (girls on fire!) ou queremos ser desse grupo (pra termos uma fodinha! prole), e acabamos buscando pelas características desse grupo, mesmo que elas não tenham nenhuma relação direta com a dominância do grupo.
VAMOS SUPOR, apesar de ser absurdo, seria tipo como se você, apenas hipoteticamente, comprasse produtos da Nike e achasse que iria pegar mina igual o Cristiano Ronaldo, parcelasse em 24x um iPhone pra ostentar ser diferenciado, ou gastasse o vale inteiro pra postar foto com whisky importado, entre outras coisas absurdas né?

look_at_my_nike_bitch

 

 

Takai acha que tudo isso faz muito sentido. E o que vocês acham? Vamos recapitular?

revisao_telecurso

 

Você se vê mais bonito do que realmente é por estar acostumado a sua imagem (e sua mãe não mentiu, ela também te vê mais bonito!);
Você vê sua amiga feinha e legal menos feia do que realmente é;
Querer ostentar não tem utilidade nenhuma;
Tirando os padrões opressores da ditadura da beleza você continua sendo feio naturalmente.

 

 

Então pessoal? Gostaram?Alguma dúvida, elogio, sugestão ou xingamento ou cantada? Comente aqui em baixo ou entre em contato com a gente pelo email [email protected] ou comigo pelo Twitter @icarojapa.

Ícaro Takai é asiático semi-profissional, protótipo de engenheiro mecânico, viaja frequentemente pelas terras longínquas e desoladas das teorias nonsense, teorias de conspiração e cultura inútil/desnecessária.

Comentários

Populares

Topo