CapinaLemos

CapinaLemos – Extraordinário

capinalemos

Olá pessoal! Como estão? Preparados pra mais um CapinaLemos? Se não estão, então preparem suas varinhas, suas capas da invisibilidade e seus corações pra mais essa coluna! Hoje iremos falar sobre um livro que honra o título: Extraordinário de R.J.Palácio, um livro extremamente leve e com linguagem acessível. Aquela obra que você lê numa sentada só, eu mesma, por exemplo, li o livro do fim de uma tarde até a madrugada com muito prazer, a história e a forma como ela é contada prende o leitor de uma forma inenarrável. O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial.

capinalemos

Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. É todo narrado do ponto de vista do Auggie, e eu acho que essa decisão só o deixou ainda mais comovente. Ele é um garotinho muito maduro, muito consciente, e completamente compreensivo, que encara numa boa a sua situação. Na medida do possível. É claro que é horrível para ele sentir-se estranho e inteiramente deslocado do ambiente, ver as pessoas olhando-o como se ele fosse uma aberração e até mesmo comentando isso em voz alta, muitas vezes. E, sim, em alguns momentos ele chuta o pau da barraca e chora, como qualquer criança faria, e revolta-se com toda a injustiça que ele nem ao menos pediu, ou teve chance de escolher. Mas na maioria das vezes, Auggie é irônico consigo mesmo, faz piada de tudo e é adorável. Isso me encantou logo de início, e eu só fui me apaixonando mais pela personalidade do protagonista no decorrer do livro.

capinalemoss

A autora soube muito bem conduzir sua escrita. Não temos uma linguagem rebuscada e adulta, temos palavras simples e vários elementos que condizem exatamente com a faixa etária do Auggie. Seus gostos, suas vontades, e até suas birras, combinam perfeitamente com a infantilidade própria do menino, e acho que R. J. Palacio foi incrível em valorizar essa fase da vida do Auggie. No decorrer dos capítulos, acompanhamos a história do nosso protagonista desde o momento em que seus pais decidem mandá-lo para a a escola até a formatura de quinto ano da turma. Durante esse tempo, senti verdadeira admiração por várias personagens, como o diretor da escola de Auggie, seus melhores amigos, sua irmã Via, seus pais. Mas também tive vontade de entrar no livro e socar alguns personagens na cara, para ver se eles se tocavam do quanto estavam sendo estúpidos. O garoto que perseguia Auggie na escola com certeza seria o primeiro deles. Apesar de não agredir fisicamente o garoto, ele é mal-criado e ofensivo, machucando verbalmente nosso amado protagonista. É muita crueldade pra uma criança, gente!

capinalemos34

A nova capa de Extraordinário (azul), é a capa oficial. A primeira Edição brasileira foi com a capa branca por causa do livro A Culpa é das Estrelas que lançou junto com Extraordinário, por esse motivo eles preferiram não por dois livros com as capas “parecidas” pela cor. Extraordinário está custando 20,00, e a Editora Intrínseca abaixou o preço e mudou a capa para as pessoas comparem, não é só questão de vender, o pessoal da Editora disse que eles fizeram isso para que as pessoas leiam o livro.

capinalemosx

Realmente você se torna uma pessoa nova e com valores mais admiráveis ao ler essa obra, não tem como você não se sentir nenhum pouco comovido ao se deparar com a historia e espero que vocês apreciem a grandiosidade da narrativa assim como eu! Boa leitura, queridos! Nós vemos nesse mesmo batlocal, nessa mesma bathora! Depois desse Feels de segunda, deixo vocês com essa puta passagem do livro que segue abaixo. Beijos!

Capinalemosss

Bonatti

Comentários

Populares

Topo