CapinaFitness – Aquecimento? É extremamente necessário realizar?

capinafitness

IMAGEM CAPINAS

Atendendo o pedido da nossa querida Débora Medeiros, vamos esclarecer quanto tempo de aquecimento devemos realizar antes de começar o exercício físico. Lembrando que aquecimento é diferente de alongamento, na próxima terça postarei sobre os tipos de aquecimento e em breve sobre o alongamento.

O aquecimento é importante para qualquer desempenho atlético, servindo como preparação mental e física para um exercício ou competição. O objetivo é aumentar a temperatura muscular e central e o fluxo sanguíneo, outro aspecto também é romper as adesões transitórias do tecido conjuntivo.

Com isso, ocorre uma contração e relaxamento mais rápido dos músculos, aprimoramentos na taxa de produção de força e tempo de reação, aprimoramentos na força e potência muscular, dentre outros efeitos.

Mas além de todos esses aspectos positivos, não há evidências científicas de que o aquecimento possa prevenir uma lesão muscular, as evidências sugerem aspectos positivos, mas não comprovam que o simples fato de não aquecermos desencadeará uma lesão muscular.

Portanto não é necessário aquecer por 15 ou 20 minutos, dependendo da atividade a ser realizada, não é necessário nem o aquecimento! O sangue demora de 2 á 5 minutos para chegar completamente aos músculos, gerando uma maior oxigenação muscular para realizar exercícios, portanto não precisamos de tanto tempo aquecendo.

Comentários

Populares

Topo