Capinaremos FC

Capinaremos FC – Campeonatos Estaduais Parte 2

IMG-20160103-WA0035

Beeemm amigos do Capinaremos estamos mais uma vez de volta no melhor dia da semana, a Segunda-Feira. Esse dia que você tanto ama, acorda e percebe que está atrasado pro serviço, sai correndo, mete o dedinho na quina da parede e chega todo sorridente no escritório.

Só que para deixar o seu dia ainda melhor temos a melhor coluna de futebol do Capinaremos, a Capinaremos FC e essa semana eu venho aqui para a parte 2 do post da semana passada, que é justamente para falar sobre os estaduais. Se você não leu a primeira parte aqui está a Parte 1.

E dessa vez irei te dizer como será os campeonatos estaduais do Norte e Nordeste do país, aqui terá a lista dos campeões desse ano, então se não quer spoiler aqui não é um bom lugar.

E a outra prova de que nordestino é um povo criativo e bem humorado é essa sensacional chamada para o campeonato Cearense 2016

 

CAMPEONATO MARANHENSE
Campeonato Maranhense

Aqui não tem mistério a Bolívia Querida vai ser campeão. O seu rival Moto Clube não vai fazer frente.
Campeão: Sampaio Corrêa

CAMPEONATO BAIANO
Campeonato Baiano
Vitória ou Bahia? Pois eu digo, vai ser vitória do Bahia.
Campeão: BAEA!

CAMPEONATO CEARENSE
Campeonato Cearense
Outro campeonato sem surpresa. O Fortaleza vai dar trabalho, mas no fim o vozão vai mostrar a sua força.
Campeão: Ceará

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
campeonato pernambucano
Certamente um campeonato muito disputado com Sport, Santa Cruz e Náutico favoritos. Como o Sport vai longe na Lampions League a minha aposta é no Náutico.
Campeão: Náutico

CAMPEONATO SERGIPANO
campeonato sergipano
Em Sergipe todos nós temos confiança de que o Confiança será campeão.
Campeão: Confiança

CAMPEONATO PARAIBANO
Campeonato Paraibano
O Campinense continua com o bom momento no estadual e vai ser campeão novamente esse ano.
Campeão: Campinense

CAMPEONATO POTIGUAR
Campeonato Potiguar
O ABC não ganha desde 2011 e vai continuar sem ganhar, o título continua com o América-RN
Campeão: América – RN

CAMPEONATO PARAENSE
Campeonato Paraense
O clássico Repa vai ter casa lotada como sempre, v ai ser uma linda festa na final do estadual, dessa vez o Remo leva a taça.
Campeão:Remo

CAMPEONATO ALAGOANO
Campeonato Alagoano
Outro campeonato disputado e que pode, com certeza, ter surpresas. A minha aposta fica no CRB, mas nunca se sabe o que o ASA, CSA ou o Coruripe podem aprontar.
CRB

CAMPEONATO AMAZONENSE
campeonato amazonense
O Princesa mostra que é uma força emergente no estado e, após o vice o ano passado, consegue o seu segundo título estadual.
Campeão: Princesa do Solimões

CAMPEONATO TOCANTINENSE
Campeonato Tocantinense
Sem muito que separa as equipes do campeonato o Interporto deve surpreender e ficar com o título
Campeão: Interporto

CAMPEONATO AMAPAENSE
Campeonato Amapaense
Mais uma vez o Santos mostra que é a nova potência estadual e fatura o tetracampeonato
Campeão: Santos-AP

CAMPEONATO RONDONIENSE
Campeonato Rodoniense
O Ji-Paraná vai se sair melhor que o forte, e favorito, time do Vilhena e levar, mais uma vez, o título pro interior do estado.
Campeão: Ji-Paraná

CAMPEONATO RORAIMENSE
Campeonato Roraimense
É provavelmente o campeonato estadual mais fraco entre todos. Com público pagante de média de 50 pessoas por jogo e o único estado sem uma série B oficial. O Baré sai da fila e depois de 6 anos conquista o título novamente.
Campeão: Baré

CAMPEONATO ACRIANO
Campeonato Acriano
Se tem muita gente que acha que o Acre não existe imagina o que acham sobre o campeonato de futebol de lá. Apesar de tudo não é o campeonato estadual mais fraco, porém é um dos mais previsíveis.
Campeão: Rio Branco-AC

Vinícius, por que na maioria dos campeonatos do norte você colocou os escudos dos times campeões e não do campeonato? Que preconceito é esse?
Porque esses campeonatos não tem uma imagem que represente-os, sério, pelo menos não em uma qualidade mínima. Ou as que tem são de anos passados.

E aqui vai uma opinião minha sobre os estaduais: Apesar de muitos deles serem tradicionais e alguns (poucos) darem retorno financeiro para os clubes, acredito que hoje essa fórmula esteja ultrapassada e ou que não seja a ideal para grande parte dos estados. Por isso é necessário uma mobilização por parte dos clubes e federações para buscar um campeonato que seja mais rentável, pois destes campeonatos que comentei hoje todos, com exceção de alguns jogos (clássicos regionais em sua maioria) não dá dinheiro para o clube e nem atrai o torcedor e isso não é só nos campeonatos estaduais de menor tradição, se pararmos para pensar a média de clube dos estaduais mais tradicionais também é pequena, com média de 5 mil pagantes por jogo.
Se queremos um futebol brasileiro mais forte é necessário começar a pensar desde de baixo. Para se ter ideia, essa média de público é menor que a média da 4ª divisão inglesa, da 2ªdivisão da China e dos campeonatos nacionais da Tailândia (onde o futebol é praticamente amador).

Você concorda com minhas previsões? Quer me xingar porque falei, pois não falei que seu time vai ser campeão?
Você pode dar sua opinião sobre os campeões ou me xingar muito no twitter: @Tripode

Vinicius Tripode: não joga nem pelada, mas adora dar pitaco no jogo dos outros

Comentários

Populares

Topo