Aquecimento geral e específico:

capinafitness

Para encerrarmos a parte de aquecimento antes dos exercícios, para quem gosta de aquecer, lembrando que não é tão necessário o aquecimento, vou falar um pouco dos componentes do aquecimento:

Período de aquecimento geral:

Constitui-se em períodos de 5 a 10 minutos de uma atividade lenta, como uma caminhada ou ciclismo, como alternativa, são melhores os exercícios de baixa intensidade e de acordo com a modalidade do esporte, como por exemplo driblar com uma bola de futebol, etc.

Sendo assim, permite-se um aquecimento global sobre a atividade proposta posteriormente. O objetivo é aumentar a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo, a temperatura muscular profunda, a frequência respiratória e a sudorese, além de diminuir a viscosidade dos fluidos articulares.

Período de aquecimento específico:

Incorpora movimentos semelhantes ao esporte do atleta, envolvendo 8 a 12 minutos de alongamento dinâmico concentrado em movimentos que trabalham toda a amplitude de movimento necessária para o esporte.

Após isso é seguido por movimentos específicos do esporte e de intensidade crescente, como manobras de corrida de velocidade e saltos.

Quanto mais potência é necessária para o esporte ou atividade, é necessário mais importância para o aquecimento, incluindo exercícios dinâmicos de alta intensidade, podendo facilitar o desempenho subsequente.

O aquecimento deve progredir gradualmente e ter intensidade suficiente para aumentar a temperatura muscular e central sem causar fadiga ou resultar na depleção dos estoques de energia.

Observação: Lembrando que o aquecimento específico serve somente para atletas e deve ser individual para cada esporte.

Comentários

Populares

Topo