Loja de Discos do Cássio

Loja de Discos do Cássio: Queen é Heavy Metal?

lojadediscos (1)

Você gosta de Heavy Metal? O que exatamente você sabe sobre o Queen? Eu sou um grande fã de Queen e a pluralidade no som da banda é o fator mais importante pra mim. Isso teve um efeito em sua carreira. Eles nunca ficaram no topo como banda, nunca tiveram um auge muito bem estabelecido, porque, claro, não seguiam um estilo que estava em alta ou criaram um estilo que virou febre. Apesar da banda nunca ter tido um auge, eles pregaram Hits inesquecíveis nas paradas de sucesso, e mesmo esses hits não seguem muito bem um padrão. Isso torna o Queen uma banda meio estranha.

“Queen é uma banda de rock? O que?! Heavy Metal? É pop dos anos 80? Disco dos 70? É pop “meio gay” como Madonna e George Michael? Alguém me ajuda!”.

Bom eu posso ajudar, se o seu negócio é Heavy Metal está aqui uma playlist pra você ser o mais novo fã de Queen.


1. Great King Rat – Queen I – 1973

Diretamente do primeiro álbum da banda, essa música mostra bem o estilo Heavy Metal criativo, descompromissado com o Prog, mas ao mesmo tempo muito artístico. Lembra um pouco o Thin Lizzy.

2. Son and Daughter – Queen I – 1973

Uma música pouco citada do Queen. Também faz parte do primeiro álbum e já começa com os vocais típicos seguido por um riffie que vai te lembrar Black Sabbath.

3. Bringhton Rock – Sheer Heart Attack – 1974

Os vocais podem parecer estranhos para entrar nessa lista. Mas a guitarra explicará tudo!

4. Stone Cold Crazy – Sheer Heart Attack – 1974

Tudo começa num ritmo rápido e pesado. Tudo para e Freddie entra com um vocal brilhante. Uma grande música da banda!

5. Death On Two Legs – A Night At The Opera – 1975

Esse álbum é um clássico absoluto do Queen. E ele começa com essa porrada. Um exemplo perfeito da mistura entre peso e o estilo sofisticado do som que a banda desenvolveu (principalmente nesse álbum).

6. The Prophet’s Song – A Night At The Opera – 1975

É difícil ser lembrada como épica no mesmo álbum que Bohemian Rhapsody. Mas acreditem The Prophet’s Song é tão épica quanto.

7. White Man – A Day At The Races – 1976

Ela começa calma e estoura. Deus… o Queen é muito bom nisso!

8. Dragon Attack – The Game – 1980

Essa faixa faz aquele estilo BadAss. Um riffie de peso, sem necessariamente ser barulhento (ou rápido).

9. Put Out The Fire – Hot Space – 1982

O Hot Space, apesar de conter Under Pressure, conseguiu o status de “disco odiado” do Queen. Muitos fãs também atribuem esse duro rótulo ao álbum. Mas Put Out The Fire é uma grande canção de Hard Rock. Ninguém pode negar.

10. Hammer To Fall – Works – 1984

Antes de conhecer a banda a fundo, eu ficava me questionando: “Se o Freddie se vestia com aquelas roupas ridículas e a banda é de rock, será que eles são uma daquelas bandas Hair Metal dos anos 80?” Não. Mas Hammer To Fall é perfeitamente Hard Rock dos anos 80. Se você curte qualquer natureza de Hard Rock ou Heavy Metal, você vai gostar dela.

11. Princes of The Universe – Kind of Magic – 1986

Uma música pesada que muda o tempo todo. Um vocal meio desalinhado, melodicamente, que deixa a música sensacional. Que bateria! Que guitarra! Que banda!

12. I Want It All – The Miracle – 1989

O Queen já havia abandonado os palcos, mas não tinha nada a ver com o som ter se tornado menos energético. No final tem um solo incrível. Uma das melhores músicas da banda, na minha opinião.

13. The Hitman – Innuendo – 1991

As guitarras deixam claro a qualidade de estúdio que a banda desfrutava. Pra finalizar nossa lista vou ser direto: Aqui Freddie Mercury estava morrendo de aids. E gravou essa PAULADA!

 

Obs: Em 1997 foi lançado pela banda uma coletânea chamada “Queen Rocks” que tem um objetivo muito parecido com esse post: Mostrar faixas mais Rock N’ Roll da banda. No entanto, eu não quis citar faixas “manjadas” pra quem conhece um pouco mais de Queen como Keep Your Self Alive e Tie Your Mother Down. Até porque, como vocês viram, existem ainda mais faixas pesadas do que as “manajadas”.

Comentários

Populares

Topo