Colunas

Side Quest Review: Deadpool – Fox acerta e faz com o personagem a melhor adaptação da Marvel aos cinemas

sidequest

Desbocado, irreverente, politicamente incorreto, violento e emocionante. Eu poderia estar falando de um episódio de South Park, mas não, estou falando de Deadpool. O filme mais consistente da Marvel e consequentemente da Fox em mais de 15 anos de adaptações ao cinema.

Mas vai além.

Com um baixo orçamento, um bando de novatos e um protagonista que perdeu qualquer crédito com fãs de quadrinhos após adaptações abomináveis do próprio Deadpool em X-Men Origens: Wolverine e Lanterna Verde, a produção não é só uma surpresa, como um sopro de inventividade e ousadia em um mercado que parece cair cada vez mais no modo automático.

Sim, Deadpool é uma história de origem. Não, ele não é enfadonho. A opção de recontar a trajetória de Wade Wilson por um roteiro não-linear, partindo da maior cena de ação do filme até a sua relação com a namorada (interpretada pela brasileira Morena Baccarin) equilibra o começo normalmente enfadonho das produções de super-heróis com adrenalina pura. Mas nenhum dos dois momentos ofusca o outro.

dead 2

A censura 16 anos é bem-vinda. Piadas não são poupadas, palavrões são distribuídos como balas em festa de São Cosme e Damião, sexo, seios e curração estão presentes a torto e a direito (e, só para deixar a pulga atrás da orelha, a cena de sexo anal é uma das melhores piadas do filme).

dead 3

Mas as referências e quebras da quarta parede (quando Deadpool interage com o espectador) são os grandes pontos altos do filme. Ninguém é poupado: Fox, Marvel, DC, Ryan Reynolds, Hugh Jackman…todo mundo entra na zoeira huehue de Deadpool.  Ao mesmo tempo, as cenas de drama e terror são tão perturbadoras quanto as demais são hilárias. A presença de Colossus (com um sotaque russo carregado) e a imersão da história no universo dos X-Men é outro ponto positivo, feito de forma competente e orgânica. Tá certo que o vilão não é dos melhores, mas consegue meter medo quando é preciso.

deadpool

Se você estava em dúvidas, pode deixar de lado. Deadpool é um dos melhores filmes da Marvel e, com certeza, a melhor adaptação de um personagem.

Aliás, o Dia Internacional da Mulher nunca mais será o mesmo…

Comentários

Populares

Topo