Capinaremos FC

Capinaremos FC – CBF, o reino de Teixeira

IMG-20160103-WA0035

Bem amigos do Capinaremos, semana passada não teve coluna porque este colunista foi pular carnaval na casa da vó, ficou comendo e não escreveu. Mas estamos de volta e desta vez para falar da CBF, essa confederação maravilhosa que cuida do futebol brasileiro e que o povo brasileiro ama tanto que vai aos protestos contra a corrupção, e o PT (como se o PT fosse o único partido corrupto desse país), com a sua camisa e aquele lindo escudo estampado no lado esquerdo do peito, que é onde fica o coração, o amor.

Protesto CBF

E você, que não conhece muito sobre o mundo do futebol, deve estar convencido, então, que essa Confederação Brasileira de Futebol é realmente uma instituição íntegra e que serve de exemplo para a suja e corrupta política brasileira. Bom, não, não é.

Essa Confederação que tantos levam ela no peito com orgulho pelas passeatas contra a corrupção é uma das instituições brasileiras que mais se envolveu em escândalos de corrupção nos últimos anos, mas não apenas.
Vou tentar explicar, em ordem cronológica, algumas polêmicas que ela esteve envolvida. E, amigos, é bem pior que o 7 x 1.

1994

O Brasil foi campeão da Copa, em 94, realizado nos Estados Unidos e, após a conquista, veio num vôo para o Rio de Janeiro, onde desembarcou com 14,4 toneladas de material na bagagem, na ida eram apenas 3,5 toneladas.
Mas é claro que o Ricardo Teixeira, presidente da CBF na época, não iria deixar isso atrapalhar. Tratou de dar uma pressionada num auditor fiscal da Receita Federal, dizendo que se os produtos não fossem liberados a seleção não iria desfilar em carro aberto para comemorar o título. (Deve ter dito outras coisas que nós nunca ficaremos sabendo)

Em 2009 Teixeira foi condenado por improbidade administrativa por conta desse episódio e ficou proibido de realizar contratos com o poder público, porém dois anos depois os advogados do ex-presidente conseguiram derrubar a condenação. Esse foi o primeiro escândalo onde Teixeira foi envolvido e ficou conhecido como Vôo da Muamba.

Confira só a lista com algumas coisas que vieram nesse vôo

Confira só a lista com algumas coisas que vieram nesse vôo

2001

Neste ano o Senado instalou uma CPI para investigar o futebol brasileiro. Adivinha só quem era o principal alvo das investigações? Ele mesmo, Ricardo Teixeira, que na época era presidente da CBF. Nas investigações ele foi citado por desvio de recursos na realização do Mundial de Clubes da Fifa em 2000 e relações com a agência de turismo SBTR que entre 98 e 2000 superfaturava preços de hotéis e passagens para a seleção, segundo apontou a CPI. A suspeita é de que estes valores serviam para o Teixeira lavar dinheiro.

A CPI denunciou 17 dirigentes do futebol por crimes que vão desde apropriação indébita de recursos até evasão de divisas e sonegação fiscal. Alguns foram indiciados pelo Ministério Público, mas os processos não foram concluídos por causa da grande demora para os julgamentos. Porém a União conseguiu ressarcir 129,4 milhões de reais aos cofres públicos.

2008

Lembra daquele amistoso Brasil x Portugal em Brasília que o Brasil venceu por 6 x 2?

CR7 Triste

Se não lembra não tem problema, não faz diferença o resultado do jogo, mas ele foi bancado com dinheiro público e custou 8,5 milhões de reais, a polícia civil, que foi quem investigou, o caso queria saber se houve superfaturamento da empresa Alianto (responsável por organizar a partida.) e acabou descobrindo que uma das sócias da empresa, Vanessa Precht, estava passando cheques a Ricardo Teixeira no valor de 10 mil reais mensais e os pagamentos começaram em Março de 2009, quatro meses depois do jogo.
Teixeira sempre negou qualquer vínculo com a Alianto até os cheques serem descobertos.

2010

Neste ano, o jornalista britânico Andrew Jennings, da BBC Britânica, acusou João Havelange, ex-presidente da Fifa, e Ricardo Teixeira (esses vocês já sabem quem é, já cansei de escrever o nome dele) de terem recebido 9,5 milhões de dólares em propinas da empresa de marketing ISL para conceder contratos de exclusividade em transmissões e patrocínios da Copa do Mundo de 2014.

Os pagamentos da empresa foram feitos a uma empresa chamada Sanud, com sede em Lichenstein, um país tão pequeno, mas tão pequeno, que provavelmente a sua cidade seja maior que ele. O famosinho dos escândalos (Teixeira) recebeu esse dinheiro em forma de empréstimo, mas ele deu uma de caloteiro e nunca pagou de volta, o que nos faz pensar que esse empréstimo é só um disfarce para o desvio.

Em maio de 2011 o jornalista que acusou toda essa tramóia afirmou que o famosinho dos escândalos teria sido condenado pela Justiça Suíça a devolver o dinheiro que recebeu de propina, mas ele nunca deve ter devolvido, já que negou as acusações e processou o jornalista da BBC na Justiça brasileira.

Mas em 2012, segundo uma matéria do Estadão, o famosinho dos escândalos teria dito que, apesar de ter recebido o dinheiro, a grana, na verdade, era para João Havelange, ex-presidente da Fifa e ex-sogro do Teixeira.

2012

Ricardo Teixeira

Acusado de corrupção nos casos que já citamos aqui Teixeira anuncia que ficará afastado por 60 dias por motivos de saúde, mas 3 dias após tirar a licença saúde o nosso famosinho anuncia de forma o oficial a renúncia à presidência da CBF, após 23 anos, e do COL.

“Futebol em nosso país é associado a duas imagens: talento e desorganização. Quando ganhamos, exaltam o talento. Quando perdemos, a desorganização. Fiz o que estava ao meu alcance. Renunciei à saúde. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias” – Disse em um trecho da sua carta de renúncia

Quem assumiu o lugar de Teixeira na CBF foi o ex-governador do estado de São Paulo, José Maria Marín.
2015

nike.cbf_

Em 1996 a Nike firmou um contrato de 10 anos no valor de 160 milhões de dólares com a CBF que daria à empresa americana o direito de comercializar uniformes da seleção brasileira por esse prazo. Ricardo Teixeira (olha ele de novo aí, gente!) teria ganho pelo menos 15 milhões de dólares na negociação do contrato, pois segundo as investigações norte-americanas apuraram o acordo entre a Nike e a CBF foi intermediado por J. Hawilla, dono da empresa de marketing esportivo Traffic, que teria ganho 30 milhões pelo negócio e repassado metade desse valor para o nosso famosinho dos escândalos. Ainda de acordo com as investigações do FBI a empresa americana teria concordado em pagar mais 40 milhões à Traffic, além dos 160 já pagos para a CBF, em uma operação financeira que não aparece no contrato.

Em 27 de Maio de 2015 José Maria Marín, até então presidente da CBF, foi preso  pelo FBI na Suíça acusado de corrupção. Junto com ele outros 6 executivos da Fifa também foram levados pela polícia americana. Segundo as investigações os acusados movimentaram cerca de 150 milhões de dólares em um esquema que já existiria há quase 25 anos. Os negócios envolvem direito de transmissão e acordos de marketing em competições na América Latina. Marín também foi banido de qualquer atividade relacionada ao futebol, pela Fifa.

Ricardo Teixeira, embora não tenha sido preso, é citado nas investigações e as autoridades americanas dão certeza de que ele recebeu propina em pelo menos duas ocasiões: No caso da Nike quando firmou contrato pela CBF e na venda de direitos de transmissão da Copa do Brasil.
Marco Polo Del Nero, após todas essas prisões, assumiu a presidência da CBF.

Só para finalizar, apesar de suspeito, não encontrei nenhum indício que diga que o Brasil vendeu a Copa de 98 para a França. E o mais provável é que Ronaldo tenha tido uma crise nervosa/crise de ansiedade antes da final. Por isso os exames nada revelaram.

Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho. (eu sei que essa foto é de 2002)

Cabelo raspadinho, estilo Ronaldinho. (eu sei que essa foto é de 2002)

Apesar de estar sob investigação o mais provável é que a escolha da Copa de 2014 ser no Brasil não tenha sido uma escolha comprada, assim como é improvável que o resultado dela tenha sido manipulado.

Apesar de tudo o famosinho dos escândalos é cidadão honorário em vários estados brasileiros.

Claro que não consegui citar/explicar todos os escândalos que a CBF já se envolveu, até mesmo deve ter escândalos que se passaram entre esses que eu citei, mas que não consegui encontrar na internet ou apurar de forma correta.

Você pode dar sua opinião sobre os campeões ou me xingar muito no twitter: @Tripode

Vinicius Tripode: não joga nem pelada, mas adora dar pitaco no jogo dos outros

Comentários

Populares

Topo