Escolha de exercícios para emagrecimento!

capinafitness

Vejo muitos se preocupando com várias fórmulas mágicas para emagrecer, qual exercício escolher? Qual gasta mais calorias? Lembrando, o gasto calórico depende da intensidade do seu treinamento, para gerar um gasto energético após exercício, a intensidade do treino deve ser alta! O que vou passar para vocês agora, são adaptações fisiológicas que acontecem em nosso corpo advindas do treinamento intenso, detalhe que: Procure um profissional de Educação Física para ajudar nos seus treinos, um BOM profissional!

Quais exercícios devemos escolher para emagrecer? Será que se ficarmos fazendo exercícios isolados vamos conseguir ter um gasto calórico elevado após o treino?

Vamos lá então! Para o nosso treino ser intenso precisamos gerar um estresse altíssimo em nosso corpo, só assim conseguiremos as melhores adaptações fisiológicas para aumentar o condicionamento físico e alcançarmos nossos objetivos.

Tendo isso como base, é necessário realizarmos exercícios resistidos (musculação de preferência) multiarticulares (exercícios que são realizados por mais de uma articulação), a consequência desse esforço de várias articulações é recrutar mais músculos durante o treinamento. Com esse recrutamento maior, mais sangue deverá ser bombeado do coração para os músculos, o treino intenso faz com que aumentemos a nossa aptidão cardiorrespiratória, com isso criamos adaptações positivas, mas quais são as adaptações?

Dentre as adaptações estão:

  • Hipertrofia excêntrica cardíaca = Aumento da cavidade ventricular, com isso chegará mais sangue para ser bombeado.
  • Hipertrofia concêntrica cardíaca = Aumento do número de actinas e miosinas (proteínas da contração muscular) no músculo, ou seja, o miocárdio (músculo cardíaco) fica mais forte para bombear sangue para os tecidos.
  • Aumento do número de mitocôndrias = A mitocôndria é a organela celular responsável pela respiração celular, é nela que a gordura é queimada, ou seja, se aumentarmos o número de mitocôndrias, aumentaremos o número de lugares onde a gordura será jogada para fora.
  • Aumento do número de capilares = Os capilares são nossos vasos sanguíneos menores, aumentando os capilares, mais caminhos o sangue terá para chegar até a célula.
  • Aumento da fibras Tipo I e IIa = São as fibras musculares que possuem grande capacidade oxidativa e uma densidade mitocondrial maior comparada as fibras Tipo IIx, que são as fibras de maior força muscular.

Comentários

Populares

Topo