Colunas

Side Quest: 5 Grandes Injustiças do Oscar

sidequest

Noite do Oscar e cá estamos nós, Ps da vida porque Mad Max deve sair pelado da premiação e O Regresso entra como favorito ao Oscar de Melhor Filme; porque Carol não foi sequer indicada ao Oscar de Melhor Filme mas Brooklyn foi e porque o Idris Elba também sequer chegou à premiação com Beasts of No Nation, por conta dos estúdios que detestam a Netflix.

Mas, essa já é uma tradição na Academia. Desde sempre, filmes e atores que merecem um prêmio ficam chupando o dedo na hora da premiação.

Dentre as centenas de injustiças, escolhemos 5 que derrubaram nossos butiás dos bolsos:

E hoje, a partir das 22 horas, acompanha com a gente a premiação no Twitter!

O Oscar de 2006

Alguém deve ter colocado algo na bebida dos votantes da Academia naquele ano. Depois de reinar absoluto na temporada de premiações, O Segredo de Brokeback Mountain chegou favorito ao Oscar. Saiu com Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção, mas o melhor filme foi para Crash – No Limite. E, até hoje, ninguém entendeu quem foi o bocaberta que trocou os envelopes e fez essa cagada.

Injustiças do oscar

Ah cara, não acredito que a gente perdeu vai me beija

Naquele mesmo ano a Reese Whiterspoon levou Melhor Atriz disputando contra a Felicity Hoffman, que estava em um papel muito mais impressionante, e o Heath Ledger, com uma atuação sutil e forte, perdeu para Phillip Seymour Hoffman, que interpretou Capote naquele ano. Esse prêmio não foi tão injusto, mas talvez Ledger ainda merecia o Oscar por umas duas  “ovelhas mortas” de vantagem.

capote

Brasil amarga duas derrotas em 1999

Central do Brasil chegou com tudo no Oscar. Até rendeu uma indicação pra Fernanda Montenegro. Mas aquele ano estava destinado para Roberto Benigni. Seu “Vida É Bela” foi indicado a Melhor Filme E Melhor Filme estrangeiro. E mesmo sendo um bom filme, não tinha o peso dramático da produção de Walter Salles, mas tinha o carinho da Academia. Levou o prêmio e Fernanda Montenegro ainda perdeu para a sem graça Gwyneth Paltrow. E depois disso, o Brasil nunca mais conquistou uma vaga entre filmes estrangeiros e, muito menos, entre as Melhores Atrizes.

benigni-oscar-reaction

Pulp Fiction perde para Forrest Gump

Todo mundo ama Forrest Gump. Mas ele tirou o Oscar de Pulp Fiction. E, vamos concordar, o filme de Tarantino era muito mais cinema que a parceria de Zemeckis e Tom Hanks.

amuca

E o Leo…ah, o Leo…

Ele já merecia o Oscar por Gilbert Grape (mas como disseram em Trovão Tropical, ele levou a “sério demais” a atuação dele como um garoto com problemas mentais), merecia a indicação por Titanic e Os Infiltrados, e merecia levar por Lobo de Wall Street e O Aviador. Mas, DiCaprio sempre saiu de mãos abanando. Dessa vez, ele merece só pelo esforço, porque praticamente não atuou em O Regresso. Ao menos, a injustiça será desfeita!

leo

Concorda? Quais injustiças você considera as maiores do Oscar? Manda pra gente! E se tiver sugestões de posts, manda também que pode ser o tema da nossa coluna!

Comentários

Populares

Topo