Colunas

Eurekapina: Ciúmes

eurekapina

Sentir ciúmes todo mundo sente, mas você entende direito o que é ciúmes e porque essa merda existe? Então sigam me os bons!

Ciúmes é simplesmente um mecanismo de defesa natural, sua função é nos deixar em alerta contra os possíveis concorrentes, ou para nos proteger de um relacionamento desvantajoso.

“Porra, mas só isso? Eu esperava mais de você Takai…”

Calm down fella… o mundo inteiro é uma teoria de conspiração mais funda que a fossa da friendzone…

Vamos entender o real motivo de sentirmos ciúmes, porque homens e mulheres sentem isso de forma diferente, porque existem pessoas extremamente ciumentas e porque elas são assim. Então vamos lá! Ou não… vai lá com sua amiguinha, eu vou ficar aqui lendo a Eurekapina…

tumblr_static_tumblr_static__640-1200x480

A Psicologia Evolucionista afirma que o ciúme foi uma adaptação, em um mundo escasso de tudo, para preservar tudo o que era importante para nós e principalmente garantir que nossos genes fossem passados pra frente.

Pesquisas internacionais evidenciam que a maioria das mulheres preferem que o homem as traíam sexualmente do que afetivamente com outra mulher. Para as mulheres, o envolvimento afetivo do seu marido com outras mulheres implica que ele estará desviando seus recursos para outra pessoa. Isso ativa um alarme biológico muito útil lá nos primórdios, quando com 7 ou 8 messes de gravidez a mulher nem conseguia andar, ficava jogada o dia todo na caverna e precisava de todos os recursos (alimento, atenção e proteção) do homem. Ou seja: “se ele copular com outras, mas continuar destinando os recursos só pra mim tudo bem, eu e minha prole vamos continuar e azinimigas vão morrer (literalmente)”.

Já o homem, julga a situação de forma diferente… Ele sabe instintivamente que a relação sexual pode ocorrer muito rapidamente (I know your fell bro T-T ) e, em menos de meia hora, se ele não estiver vigilante o suficiente, sua mulher pode engravidar de outro homem pra ele investir 9 meses de recursos pra passar os genes de outro pra frente. Ou seja: é o maldito KS! Você gasta uma caralhada de pot e gold em item raro pra tankar aquele boss e chega um maldito KS, da o kill e pega os itens raros que dropou.

d930627fc8d4c0dc281a275e41ba641c

Já Freud e a psicanálise tem uma opinião diferente e caracteriza o ciúme como um estado emocional normal, que os indivíduos que não apresentam ciúmes sofreram repressões severas, sendo tão ou mais alterado que uma pessoa com ciúme delirante. Freud classifica o ciúme em três níveis: competitivo ou normal, projetado e delirante.

Ciúme competitivo seria aquele que você sente quando vê o parceiro próximo de possíveis competidores, isso te deixa em um estado de alerta, nem ao menos precisa ser perceptível aos outros, pode ser apenas um incômodo ou uma leve necessidade de falar mais e/ou de coisas mais interessantes que os amiguinhos da sua girl. Isso pode inclusive ser benéfico para você socializar com eles e fazer amizades.

Ciúme projetado já entra no que conhecemos como ciúme paranoico e etc. Nesse nível, a pessoa tem a certeza de que o parceiro esta sendo infiel, mesmo sem ter provas ou evidencias reais. O ciúme é projetado porque é o próprio desejo contido e repreendido de ser infiel. Ou seja, aquela(e) namorada(o) santinha(o) e ciumenta(o) que fica regulando pra onde você pode ir ou não, pode acabar dando(comendo) pra qualquer pessoa com o estimulo certo, normalmente álcool.

Ciúme delirante é mais grave, é quando se tem certeza que o parceiro está sendo infiel e ainda tem um alvo. “Tenho certeza que essa vagabunda ta me traindo com aqueles bombados da academia!”. A origem desse tipo de ciúme é simples: você é mó viadão uma homossexualidade negada. Na verdade, esta pessoa culpa o parceiro por não estar com o alvo de sua paixão homossexual negada (no exemplo, o monstrão da academia) de um nível subconsciente ou pré-consciente.

uob91i

Há também a química do ciúmes e como o cérebro e o corpo se comportam quando sentimos ciúmes, mas isso eu vou deixar para explicar no vindouro post sobre o amor, que a mecânica tem tudo a ver de um com outro.

Em todos os casos, ciúmes excessivos são mó bosta doenças, disfunções e/ou transtornos psicológicos. Podem ser considerados formas de paranoia, esquizofrenia, psicose, dependência, má adaptação evolutiva e traumas. Se você tem ciúmes excessivos você tem probleminhas e precisa de ajuda. Na moralzinha. Psicólogos podem comentar oferecendo seus serviços ai por favor.

 

E ai padawans? Gostaram do post de hoje? Takai explicou direitinho ou ficou alguma duvida? Não deixem de curtir e comentar. Criticas, elogios e duvidas são sempre bem vindas e ninguém vai ficar com ciúmes por isso!

 

 

Como você chegou ao final do texto, se mostrou digno da glória máxima! Gosta da coluna? Ela também gosta de você! E hoje ela precisa da sua ajuda!

eurekapinawantyou

Devido a motivos de força maior, nosso amigo Vinicius não mais integra o quadro de colunistas do blog. Eu não posso me comprometer a postar toda semana e a coluna terá de ser quinzenal…

A menos que nobres guerreiros de coragem sem fim e corações puros reintegrem o quadro da Eurekapina. Os interessados devem amar esse blog lindo, se identificarem com a coluna e então se candidatar entrando em contato comigo (Ícaro Takai) através do e-mail [email protected] ou twitter @icarojapa.

 

 

Ícaro Takai é asiático semi-profissional, protótipo de engenheiro mecânico, viaja frequentemente pelas terras longínquas e desoladas das teorias nonsense, teorias de conspiração e cultura inútil/desnecessária.

Comentários

Populares

Topo