HIIT

capinafitness

Opaaa! Tudo bem com vocês galera do CapinaFitness??? Vamos falar hoje sobre o HIIT, um treinamento que atualmente virou moda, e que não é novo como algumas pessoas pensam, já faz alguns anos que o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) foi descoberto pelos pesquisadores.

Vocês já ouviram falar que o HIIT, é um potente ”queimador” de gorduras após o exercício, vamos entender o que acontece:

Primeiramente, devemos compreender os substratos energéticos, para realizarmos uma atividade precisamos de energia, ela pode vir de carboidratos (glicose ou glicogênio), gorduras, e dificilmente utilizamos proteínas como fonte de energia. A energia advinda dos carboidratos é de fácil acesso, a molécula do carboidrato é menos complexa do que a de gordura, portanto dependendo da intensidade utilizamos como fonte de energia os carboidratos antes da gordura.

Ao realizar um exercício aeróbio de alta intensidade, a energia que utilizamos vem diretamente dos carboidratos e não da gordura, fazendo com que os estoques de glicogênio (glicose armazenada no músculo) se esgotem, mas espera ae! Como o exercício de alta intensidade queima a gordura, sendo que a gordura quase não é utilizada nesse tipo de exercício?

Simples, o exercício de alta intensidade causa um grande estresse em nosso organismo, para reparar tudo o que aconteceu durante o exercício, precisamos de energia também, mas como vamos reparar o estrago feito pelo exercício intenso, sendo que não temos mais glicogênio para gerar energia?

É ai que utilizamos a gordura como fonte de energia, pois já que não há mais energia vindo dos carboidratos, nosso corpo pensa: Opa, espera ae! O gordura! Quebra ae, libere energia para nós repararmos o nosso organismo e voltarmos ao normal!

Por isso o HIIT, é um potente queimador de gorduras após o exercício, porque causa um desequilíbrio em nosso organismo e para reparar isso precisamos de energia, como não temos energia dos carboidratos, utilizamos a gordura como substrato energético.

Espero estar contribuindo com vocês, qualquer dúvidas é só perguntar!!! Grande abraço.

Comentários

Populares

Topo