Treinar sem Avaliação Física!? Pode isso!?

capinafitness

Boa noite galeraa do CapinaFitness, estava tendo uns problemas para entrar aqui, estamos de volta agora!!! Vamos falar hoje sobre a Avaliação Física!!!

É algo que as vezes me irrita porque a maioria dos profissionais não faz, e sem ela não há parâmetros para prescrever um treino decente e correto!
Então vamos lá! O que é avaliar? Avaliar nada mais é do que analisar, interpretar e diagnosticar algum dado, mas a partir de onde devemos avaliar alguma coisa?

Antes da avaliação ou do diagnóstico, é preciso passar por testes e medidas, só assim sabe-se a condição atual que você se encontrar. E para isso existem vários procedimentos para analisar alguma aptidão física.

Os mais comuns são os testes de RM, responsáveis por avaliar a força neuromuscular do indivíduo, testes de Vo2máx, que é a principal variável cardiorrespiratória para indicar a saúde cardiovascular, além disso, a avaliação postural é extremamente importante para diagnosticar quais exercícios são realmente indicados. Para analisar-se o % de gordura corporal e as medidas, usa-se o adipometro e a fita métrica, com isso, é possível analisar os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Portanto se você nunca passou por uma avaliação física criteriosa, que não é apenas saber a gordura corporal, procure um profissional qualificado, para que possa saber realmente as necessidades do seu programa de treinamento.

Após o diagnóstico, é necessário realizar o prognóstico, ou seja, é analisado quais são as adaptações estruturais e fisiológicas que o treinamento causará para chegar ao objetivo desejado. Mas os objetivos devem estar de acordo com os parâmetros de pesquisas científicas (valores de referência para as aptidões físicas), isso quem está dizendo não sou eu, são os pesquisadores do mundo todo.

Bom, é isso galera, espero que tenham gostado!!! Lembrando, não treine sem antes avaliar a sua condição atual e ver qual realmente é o tipo de treinamento que causará mais adaptações para chegar ao seu objetivo. Grande abraço!!!

Comentários

Populares

Topo