Parâmetros para a saúde!

capinafitness

Opaaa, mais uma para o CapinaFitness, espero que todos estejam exercitando-se e também espero estar contribuindo de alguma forma com vocês!!! Vamos falar um pouco sobre saúde, a definição e como saberemos se somos realmente saudáveis.

Vemos muito nas redes sociais, na televisão, todos os profissionais da área da saúde falam sobre ”saúde”. Mas qual o conceito de saúde? Se perguntarem muitos não saberão responder, por incrível que pareça!!!

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde é definida como um estado completo de bem-estar físico, mental e social, não é somente a ausência de doenças. Vou apontar sobre o físico:

Atualmente, 49% da população brasileira é sobrepesada, 17% é obesa, a obesidade leva a complicações cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, AVE) e metabólicas (diabetes e dislipidemia). Fora isso, outros fatores interferem, como por exemplo a alimentação, o estresse, etc.

Existem parâmetros para avaliar-se os riscos de doenças cardiovasculares e metabólicas, será citado abaixo apenas três deles:
* Circunferência Abdominal:
– Para homens abaixo de 90cm
– Para mulheres abaixo de 80cm
* Relação Cintura-Quadril:
Essa variável fica dependente da idade da pessoa.
* Vo2máx
Principal variável para analisar-se a saúde cardiovascular, o ideal é 30% acima da média, mas isso também fica dependente da idade.

Esses parâmetros são para indicar o baixo risco para doenças, mas como citado acima, saúde não é só a ausência da doença, portanto não adianta o corpo estar bem e a mente estar toda bagunçada.

Qualquer dúvida sobre algum outro tema, é só enviar aqui!!! Grande abraço.

Comentários

Populares

Topo