Animaremos

Animaremos – Por quê assistir Gundam? [Anime/Debut Hikaji]

Olá pessoal, eu sou Hikaji, sou estudante de psicologia, gosto de andar de patins e tenho o terrível hábito de comprar jogos sabendo que vou gastar todo meu tempo jogando League of Legends. O que isso tudo tem a ver com Gundam? Nada. Mas achei que seria legal me apresentar antes de falar sobre um dos meus gêneros preferidos: Mecha.

animaremos

Gundam é uma das maiores, se não a maior série de robôs gigantes. Dificilmente não vem a mente aquele icônico robô branco, azul e vermelho, ícone da série principal.

Star Build Strike mostrando como se diva apropriadamente

Star Build Strike mostrando como se diva apropriadamente

Vamos falar um pouco sobre a história da franquia.

photo753676167159064503

Originalmente lançado em 1979 com o nome de Mobile Suit Gundam por Hajime Yatate em conjunto com a Sunrise, revolucionou o conceito de robôs, os colocando como armas bélicas e não como seres protetores do bem e da vida como eram tratados em muitas outras obras. O sucesso inicial possibilitou diversas continuações e produções paralelas, assim como uma grande quantidade de produtos lançados, o que acabou por incentivar os produtores a criarem cada vez mais conteúdo.

a primeira versão de gundam era muito feia (Mobile Suit Gundam, 1979)

a primeira versão de gundam era muito feia (Mobile Suit Gundam, 1979)

Em 1994 a Sunrise foi comprada pela Bandai, uma das maiores empresas de entretenimento da época. Ela rapidamente expandiu a franquia, criando universos paralelos e diversas outras máquinas em cada um deles, o que levou aos fãs e colecionadores a loucura.

O carro chefe dos produtos da série são os kits de montagem de modelos de plastico chamados Gunpla. Utilizando técnicas de plastimodelismo, é possível comprar e montar um modelo de um Gundam. Estes Gunplas são vendidos em diversas escalas de tamanho, detalhamento e dificuldade, sendo uma experiência muito interessante para aqueles que gostam da franquia. Caso tenham interesse sobre os Gunplas, podemos nos aprofundar nisso em uma outra publicação.

giphy

As primeiras animações eram bem feias

A série é divida em 8 universos diferentes. Embora alguns deles tenham pontos semelhantes, possuem histórias e personagens, sendo totalmente independentes um do outro. Sendo assim, não é necessário assistir todo um universo antes de ir para outro. Aliás, mesmo dentro de um universo existem histórias independentes. Pode parecer complicado, mas no geral, é bem simples. Na verdade, a parte mais difícil é encontrar episódios em português de algumas das séries.

Wing Zero se preparando pra explodir uma galerinha sapeca (Gundam Wing Endless Waltz, 2007)

Wing Zero se preparando pra explodir uma galerinha sapeca (Gundam Wing Endless Waltz, 2007)

Uma coisa em comum na maioria dos universos é que a humanidade sofre com a superpopulação e a escassez de recursos disponíveis na terra. A solução encontrada foi expandir o domínio humano para além da Terra, criando colônias espaciais autossuficientes para acomodar a população excedente e produzir recursos para a Terra.

giphy (2)

Exia chegando na treta

Vale lembrar que, assim como várias séries, Gundam possui seus pontos altos e baixos. Mesmo gostando muito da franquia em alguns momentos você simplesmente sente vontade de pular algumas partes por enrolarem demais. Mas nada muito frequente. Com o passar dos anos, a qualidade das animações foi evoluindo, assim como o desing dos mobile suits e a forma como as lutas são coreografada. Isto fica bem aparente em Mobile Suit Gundam 00, que além de ser a primeira produção da franquia em alta definição, ficou em segundo lugar na premiação anual da revista Animage, ficando atrás somente de Code Geass.

giphy (1)

Amuro em seu Nu Gundam mandando um especial de 3 barrinhas

Mesmo que robôs gigantes lutando não seja seu estilo preferido, vale a pena conferir algumas séries da franquia, muitas delas podem surpreender. Caso queiram mais informações sobre o universo, você pode encontrar na Gundam Wiki, uma imensa base de dados tanto das séries quanto dos mobile suits que aparecem durante as séries. Para quem quer conferir, pode começar por Mobile Suit Gundam 00, que possui duas temporadas e um filme, ou, se só quiser ver os robôs se matando mesmo, Gundam Build Fighters com certeza vai agradar.

Strike Freedom e Infnite Justice depoisd e uma treta violenta (Mobile Suit Gundam Seed Destiny, 2004)

Strike Freedom e Infnite Justice depoisd e uma treta violenta (Mobile Suit Gundam Seed Destiny, 2004)

Bom pessoal, essa é uma introdução ao universo imenso que é abordado em Gundam. Mas com certeza essa não é a única obra a tratar de robôs. Então que tal se me dissessem quais animes, séries, filmes, mangás, de robôs mais agradaram vocês e por que agradaram tanto? Pretendo citar os melhores comentários na minha próxima publicação. Até mais gente o/

belissima arte do Exia (Mobile Suit Gundam 00, 2007)

belissima arte do Exia (Mobile Suit Gundam 00, 2007)

Escrito por: Hikaji, jogador noob de LoL, Hearthstone e Pokémon. Futuro psicólogo, acredita que Chrono Trigger seja o melhor jogo do mundo. Adora robôs gigantes, gunplas, patins e a noiva que é a coisa mais linda do mundo. Colecionava mangás, mas como a verba está curta agora aceita doações. Sonha em ficar rico e abrir um fliperama.

Dúvidas e sugestões: [email protected]

Comentários

Populares

Topo