Animaremos

Animaremos – Orange [Andrei/ anime/manga]

Meus Capianiamigos, quero tomar o tempo de vocês para falar sobre minha relação de amor e ódio com essa obra de romance que teve seu anime finalizado essa semana.

animaremos

Orange

orange

Orange (オレンジ, Orenji) foi um mangá escrito e ilustrado por Ichigo Takano. De início teve sua publicação feita em 2012 pela Bessatsu Margaret da Shueisha e mais tarde, após um “hiato obrigatório”, passou a ser publicada pela Monthly Action da Futabasha. Teve uma adaptação em filme animado em 12 de dezembro de 2015, que só foi lançado no Japão (assim como quase tudo que é lançado por la). E agora em 2016 foi transmitido a adaptação do mangá pelo estúdio Telecom Animation Film.

Personagens

naho

Naho Takamiya: É quem acompanhamos a maior parte kakerudo tempo, quas
e sempre. Típica protagonista de shoujo, desastrada, “fofa” e sonsa.
Dublada pela Hanazawa Kana (Tsunemori Akane de Psycho Pass, Yokoi Rumi de Tonari no Seki-kun …)

 Kakeru Naruse: Quase típico interesse amoroso da personagem principal de shoujo. Nunca quer causar problema pros amigos, é um excelente esportista… A diferença é que ele esconde uma grande tristeza. Dublado por Seiichirou Yamashita (Kosunoki Eita de Owari no Seraph, Abel Blondin de Shokugeki no Souma).

Hisuwaroto Suwa: “Ogros tambem amam”. takaÉ um 

“brutamontes”
que gosta da Naho, mas que torce para felicidade dos seus amigos… mesmo que isso o deixe magoado de alguma forma.
Dublador por Makoto Furukawa (Tada Banri de Golden Time, Saitama de One Punch Man).

Takako Chino: Tipo “mãezona” do grupo, quer sempre o bem dos amigos. Aparentar ser calma, mas quando explode… Dublada por Kinugawa Rika (sério… só a Takako de interessante).

azu

Azusa Murasaka: Filha de casal de “padeiros”, éhagita a menina alto astral do grupo. Dublada por Natsumi Takamori (Nina de Berserk 2016, Misaki Mei de Another)

Saku Hagita: E por ultimo, mas não menos importante. Temos o melhor personagem. É o nerd que parece sério, mas que adora comédia. Spoiler sem spoiler: ELE QUEM SALVOU A PORRA TODA. Dublador por Kazuyuki Okitsu ( Jonathan Joestar de Jojo, Hisui Nagare de K: Missing Kings)

.

manga

Review

Como eu posso explicar meu amor e ódio sobre esse anime/mangá ? Na verdade, não digo que é um amor, é só um gostar mesmo… Afinal, mesmo que ele seja tão tão bem cotado pelo público que gosta de shoujo, ainda sim tenho muita coisa a reclamar dele…

Com temas como arrependimento, amor, amizade, depressão e … “viagem no tempo”, Orange é um anime/mangá que encanta pela beleza, mas que peca em alguns pontos dentro da história. É um típico shoujo, mesmo assim foi muito aclamado no japão, que possui dentro de si um romance “água com açucar”, mas que possui um drama conciso.

Meu primeiro grande elogio, tanto pra animação quanto pro mangá, é a beleza da ambientação e os cenários. A autora pesquisou bem sobre a cidade que ali é representada, tanto que grande parte dos locais apresentados são “pontos turísticos” da cidade. Em contrapartida, a  animação para TV do mangá teve alguns deslizes na animação dos personagens em alguns momentos, mas nada que tire a beleza do resto. Afinal, depois tem a versão BD.

orange

Em relação aos personagens do grupo central, é indiscutível que cada personagem apresentado tem sua personalidade que destoa dos demais. Você consegue comprar a ideia de que são amigos e tal tal tal. O problema, que tirando a Naho, o Kakeru e o Suwa, os demais não são tão importantes pro plot e nem ao menos tem um desenvolvimento real.

Juro por deus, eu não suporto esse “romance”, afinal, a sonsa mór (Naho) quando você pensa que ela vai “amadurecer”, quando ela cria coragem de fazer as coisas… BAM… dane-se. Você acaba preferindo que o Suwa fique com ela e que fod*-se tudo.

O drama da história é muito bem colocado, pra falar a verdade parece ser a única coisa que realmente move a história. Aqui no caso, nem a “viagem no tempo”, nem o romance são os pontos principais do drama, mas sim a depressão. De começo eu até achei que fosse algo forçado, que seria tratado como clichê, mas no decorrer da história você percebe que eles estão tentando evitar algo que pode vir a ser inevitavel.

Não sei se porque eu já havia lido a história no mangá, mas durante muitos momentos eu ficava com vontade de “dropar” o anime por conta do romance. Pra falar a verdade, acho que o ritmo e transição no anime eram bem bons na real, mas o romance era algo que eu não conseguia engolir. Talvez por ser uma punhetação incessante de “momentos de Shipp” que levam a lugar nenhum.

Os melhores episódios eram os do Kakeru com a mãe dele. Diferente da explicação sobre viagem no tempo, que é um GRANDE BULLSHIT, a relação dele com a mãe cria muito bem a trama, a depressão tem real importância na história e no desfecho do plot. “Na verdade, os melhores episódios eram os do Hagita”

hagita

Não, não tem yaoi… Ja disse que o Hagita é o salvador da porra toda ?

Plot… aaaaah o plot por algum motivo eu sinto que ele não anda direito, parecendo que acontece as coisas em looping. Tiveram diversos momentos “impactantes” na história, que não mudaram em nada o desfecho da trama principal. Senti como se no final a autora ainda sim quisesse deixar algo marcante e até que é bom a cena final. Apesar disso, o “arco” final é bem legal para o desfecho dos sentimentos do personagem Kakeru. (não, isso não é spoiler)

Orange em minha humilde opinião de merda tem um romance bem ruinzinho, personagens relativamentes bons, explicação de viagem no tempo extremely bullshit, o mangá possui um desenho bem bonito, cenários bem desenhados, boa trilha sonora. Como eu disse antes, a minha vontade de dropar pode ter se dado por eu ja saber a história e justamente por isso eu ficava com raiva em muitos pontos kkkk.

Eu não recomendaria Orange para quem nunca viu um shoujo, afinal, tem Shoujos muito melhores. Mas, para quem está carente de um shoujo com uma história de fundo interessante e uma boa animação, talvez você vá gostar de assistir ou ler.

orange-mirai

CURIOSIDADE: Junto com o mangá de Orange, ao final do mangá pra ser mais exato, tem uma histórinha chamada “Haru-iro Astronaut”/“Haruiro Astronaut”/“Spring-Colored Astronaut”, que é um bônus que a autora entregou. Diga-se de passagem, o romance que aparece é bem mais legal que o de Orange.

haruiro-astronaut

Se você assistiu, deixe seu comentário ai embaixo ou na nossa página do facebook: facebook.com/animaremos/.

Cambio

Desligo !

 

Escrito por Andrei: Adorador de animes/mangás, joga video-game extremamente devagar, geralmente não os termino… gosto de livos de romance policial e é claro, sou um autointitulado sommelier de boa cerveja. Nos meus tempos livres eu gosto de fazer nada, isso quando não estou dormindo. Aaaaah, esqueci uma coisa, se eu tivesse que escolher um jogo pra jogar pro resto da vida, esse seria Pokemon.

Comentários

Populares

Topo