CapinaLemos

CapinaLemos – Fahrenheit 451

capinalemos

Oi, coleguinhas capinaleitores! Tudo jóia?

Desta vez, eu quero dividir com vocês as minhas impressões do livro Fahrenheit 451. É um clássico de repercussão internacional, e que já rodou em muitas aulas de Literatura por aí. Essa obra foi publicada em 1953, e, no entanto, trata de um tema mais atual do que nunca: a importância da literatura e como ela pode mudar vidas.

 

451-1

No universo deste livro, nos encontramos em um ponto indefinido no futuro, onde a busca ao prazer se tornou um modo de vida. Devido a isso, os livros foram banidos, já que faziam as pessoas questionarem tudo, inclusive a própria existência. As casas já são à prova de fogo e, devido a isso, os bombeiros recebem a missão importante de queimar todos os livros que forem encontrados, geralmente através de denúncias anônimas. Nosso protagonista, Guy Montag, é um dos bombeiros, e vive um casamento infeliz com sua esposa Mildred. Eles se tornam estranhos, e Mildred se afasta cada vez mais para um mundo de realidade virtual tentando afogar sua depressão e vazio interior. Então ele conhece Clarisse, uma menina que mora na vizinhança e começa a mostrar a ele um mundo novo onde as coisas mais simples como uma folha caindo de uma árvore podem conter muita importância e felicidade. Montag começa a questionar não só a caça aos livros, mas toda a sociedade em que vive.

 

451-2

 

Não vou mentir, esse livro me fez pensar pela primeira vez em algo que eu sempre considerei um fato imutável da vida, que é a leitura, e em como cada história que vivemos nos livros podem nos mudar como pessoa. Na verdade, acho que sempre carregamos com a gente um pouco de cada um deles de alguma forma. Parei pra pensar também em como a mídia já meio que faz com a gente o que é feito em Fahrenheit 451: distrai, ilude, nos tira a atenção daquilo que é realmente importante, e eu não estou falando só dos livros. Acho que muitas obras já foram queimadas sem sequer ter sido escritas.

 

451-3

 

Eu fico meio chocada em pensar que esse livro foi escrito há 63 anos, e ainda assim é tão atual! Aliás, Fahrenheit 451 ganhou um filme apenas 3 anos após sua publicação, em 1966, que inclusive é muito bom! Ambos têm uma atmosfera meio pesada, e várias referências a apatia, depressão, e outros males que assolam cada vez mais a sociedade.

 

451-4

 

Enfim, super recomendo Fahrenheit 451 e que vocês tirem as próprias conclusões sobre o livro. Se vocês tiverem sugestões ou qualquer comentário, ou só quiserem jogar conversa fora sobre livros com a gente, segue aí o link do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/capinalemos/

Boa leitura! 🙂

Luciana

451-5

Comentários

Populares

Topo