CapinaLemos

The Dresden Files de Jim Butcher

The Dresden Files – Jim Butcher

Olá amigos CapinaLeitores! Sejam bem-vindos a mais um (faz tempo né…) CapinaLemos. Hoje, com The Dresden Files, ou Os Arquivos de Dresden, para os íntimos. Então pegue seu cajado, sua caveira possuída e embarque comigo nessa (longa) jornada.

The Dresden Files é uma série de livros escrita pelo americano Jim Butcher, repleta de fantasia contemporânea e mistério com um tom noir. Toda a história é narrada na perspectiva de Harry Dresden, um mago e detetive particular que você pode encontrar nas páginas amarelas. Bem, é aqui que a história brilha e ganha seu destaque. Dresden não é lá seu herói galã num cavalo branco. Sujo, amoral em certas partes, extremamente sarcástico e de vez em quando de saco-cheio do mundo que o cerca, o protagonista nos apresenta para um mundo realista e ao mesmo tempo, fantástico. Aqui, magia é real, assim como fadas, vampiros, lobisomens e toda sorte de criaturas do imaginário popular. Apesar disso, a magia é desacreditada e poucas pessoas tem o real conhecimento de sua existência e Harry Dresden de alguma forma lucra com isso.

O protagonista trabalha como um “Mago Consultor” ou “Especialista no Sobrenatural”, aceitando casos de clientes humanos e sobrenaturais, assim como a Unidade de Investigações Especiais de Chicago. A série se inicia com um Harry desimportante e até mesmo perseguido por suas transgressões no mundo mágico, porém conforme os volumes avançam (e são muitos), podemos ver o mago se tornar alguém importante e de renome, porém sem perder a pose nem o sarcasmo característicos.

Em meio a todo caos causado por Dresden e seus associados nas ruas de Chicago, existe o que pode ser chamado de ordem. Grandes porções do planeta são controladas por facções sobrenaturais. Para os magos humanos, está o Conselho Branco, dito deter notável poder econômico no mundo, assim como poder sobrenatural. Cada espécie apresentada nos livros possui sua própria sociedade política e regras, bem como organizações conflitantes.

Atualmente são 15 volumes, iniciando com Frente de Tempestade (Storm’s Front), lançado oficialmente em 1 de Abril de 2000, mas que chegou a terras brasileiras apenas em 2011 e é o único volume traduzido oficialmente para nossa querida terra tupiniquim. Apesar da quantidade de volumes, o autor ainda não finalizou a história do Mago e introduziu um hiato na série a partir do volume 15, lançando então histórias curtas e criando outras séries.

Outras Mídias

Além disso, foram criados um jogo de cartas colecionáveis, com uma mecânica cooperativa, um RPG que inclusive ganhou alguns prêmios (alias, já visitou a coluna Imaginaremos? Vou contar, é show! ;D), e uma série de graphic novels que adapta alguns dos primeiros volumes e acontecimentos anteriores aos mesmos.

E além de tudo isso, a série ganhou uma adaptação no Canal Sci Fi, em 2007. Tudo bem que não era lá um Game of Thrones (estamos falando de um orçamento bem fino, tipo folha de jornal), mas a série conseguia captar o espírito dos livros, tomando algumas liberdades poéticas.

Uma destas foi a escolha de um ator muito mais velho para protagonizar o papel do mago Harry Dresden, o ator inglês Paul Blackthorne (conhecido por estrelar Arrow na CW, como o Detetive Quentin Lance). Apesar das mudanças em relação ao material original e o cancelamento no final da primeira temporada, a série possui um certo afeto no coração dos fãs, que até hoje tentam trazer o show de volta ou encontrar uma nova casa para a série do mago detetive.

Você pode encontrar a versão nacional do primeiro livro na Saraiva.

O CapinaLemos fica por aqui. Um grande abraço a todos e boa leitura!

Comentários

Populares

Topo