Papo Sério

Everyone, calm the fuck down.

Sei que vivemos momentos turbulentos, mas gostaria de trazer algumas palavras de paz e esperança!

Saibam que muitas das futuras ameaças que estão lhes enchendo de medo são causadas por um movimento conhecido carinhosamente como “histeria coletiva”. Criar o caos favorece quem tem interesse em supostamente resolver esse caos.

O medo nos move mais rápido e com mais força do que qualquer outro sentimento. É quando a água bate na bunda que você pensa que talvez seja uma boa hora de aprender a nadar, não é?

Pois então, não deixem que lhe coloquem medo só para angariar seu voto e/ou militância. Reflita se aquela ameaça é de fato real, ou se o seu interlocutor está forçando a famigerada barra.

Cair nesse medo é perigoso, incentivar esse medo é ainda mais. Cuidado ao espalhar o medo, ele pode se voltar contra você no futuro. Pessoas com medo reagem de forma a se defender, geralmente de forma agressiva e violenta. Se todos estiverem com medo, logo todos se tornarão agressivos e violentos.

Ou seja, cuidado ao incentivar seus amigos, colegas e familiares a acreditarem em coisas do tipo:

– Haddad vai transformar o Brasil em Venezuela;
– Bolsonaro vai matar todos os gays;
– Haddad vai criar uma ditadura comunista;
– Bolsonaro vai torturar todos que são de esquerda;

Enfim, vocês entenderam onde eu quero chegar…

As chances de algo extremo como os exemplos acima acontecerem são bastante remotas, vivemos em uma democracia consolidada, com mecanismos que nos defendem de poderes totalitários e, apesar desses mecanismo não serem infalíveis, ainda contamos com o bom senso coletivo da população e o poder de ficarmos indignados com injustiças que podem eventualmente ocorrer.

Ninguém vai destruir nossa nação se não deixarmos, independente da ideologia de quem assumir o poder.

Então se acalmem, não entrem nesse jogo extremista, nem tudo é tão preto no branco. Somos brasileiros, temos gostos em comum e uma cultura própria, seu tio não é fascista, sua prima não é comunista, não brigue com sua mãe ou com seu pai por medos irracionais que colocaram em sua cabeça.

Respira, conta até dez e para de alimentar o medo dentro de si mesmo e nos outros.

Comentários

Populares

Topo