Colunas

Paul Feig em nome das mulheres, ação, fantasmas e comédia

O diretor americano Paul Feig tem uma super carreira no cinema, sendo também roteirista, diretor e produtor, geralmente voltado na realização de comédias com papéis femininos de destaque.

 

A comédia como o ponto central do trabalho de Feig

Paul Feig é um artista multi-talentoso, e seu trabalho se estende em obras de cinema e televisão. Na TV, Feig ficou famoso por criar a série de televisão Freaks and Geeks, que segundo o site GQ, tornou-se de culto entre 1999 e 2000, depois de ter apenas 18 episódios e causando protestos por seus fãs, devido ao seu repentino cancelamento. Além desta série, Feig participou de vários episódios das séries como The Office, Arrested Development e Parks and Recreation, entre outras. Mas é no cinema onde o trabalho de Feig tem se destacado mais, concentrando-se nos papéis das mulheres. Um exemplo disso, é seu filme de 2011, Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids), o qual recebeu várias indicações para o Globo de Ouro e o Oscar nas categorias melhor Atriz – Comédia ou Musical, Melhor Filme – Comédia ou Musical, melhor Atriz Coadjuvante, e Melhor Roteiro original. Este filme cômico foi tão bem recebido que se tornou a inspiração para vários produtos, de camisetas a canecas, e incluindo até uma máquina caça-níqueis online na Betway Casino, onde as protagonistas do filme aparecem numa festa de despedida de solteira cheia de diversão. Missão Madrinha de Casamento é uma história divertida em que um grupo de mulheres se reúne para comemorar o casamento de uma das amigas, enquanto competem entre si por ser a principal madrinha de casamento e a favorita da noiva.

A comédia de ação dentro do trabalho de Paul Feig

O trabalho do diretor Paul Feig, tem sido marcado pela comédia, e por trazer à telona personagens femininas memoráveis. Em seu filme de 2013, The Heat, Feig conta um enredo engraçado de ação policial, em que as protagonistas são Melissa McCarthy e Sandra Bullock. Nesta história, uma agente egocêntrica do FBI, estrelada por Sandra Bullock, é enviada a Boston para perseguir um chefe da máfia, e é designada para se juntar a uma divertida detetive daquela cidade, que McCarthy personifica. O choque de personalidades dessas duas mulheres da lei, se torna uma história que ganhou vários prêmios e reconhecimentos para as duas atrizes por seu trabalho de ação e comédia, incluindo o People’s Choice Awards. De acordo com o diretor Feig, para o filme The Heat, ele procurou deixar de lado os clichês dos filmes de romance, com a finalidade de mostrar a duas mulheres profissionais fazendo bem o seu trabalho, e se divertindo em uma aventura. Este filme em particular também foi um sucesso dentro das bilheterias, pois arrecadou US$ 229 milhões, com um orçamento de produção de apenas US$ 43 milhões.

Feig, mulheres e fantasmas

O trabalho de Paul Feig, também já teve a oportunidade de dar nova vida a sucessos do passado, devido a que em 2016 ele foi contratado para reiniciar a história de horror, comédia e fantasia de 1984, Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters). Como o site Saraiva comenta na resenha dos 30 anos dos Ghostbusters, dentro da história original, todos os protagonistas eram homens, liderados pelo ator Bill Murray, em seu papel de Dr. Peter Venkman. Porém, para a versão de Feig, todos os caçadores de fantasmas foram substituídos por protagonistas femininas, tendo a comediante Melissa McCarthy (também co-protagonista em Missão Madrinha de Casamento e The Heat) como Abby Yates, na frente da nova versão dos Ghostbusters. Esta nova versão da história, também serviu como uma fonte de inspiração para novos jogos inspirados por esta franquia, e Ghostbusters recebeu até um jogo estilo Pokemon GO, onde através da realidade aumentada os jogadores vestem o traje dos caça-fantasmas e saem para capturá-los no mundo real. Procurando ser um predecessor do

Pokemon GO, que foi lançado em 2016, este novo videogame, chamado Ghostbusters World, está disponível para smartphones Android e iOS, e foi desenvolvido pelas empresas 4:33 Creative Labs & Nextage, além de ser lançado para o público justo a tempo do Halloween, onde os fantasmas se tornam mais divertidos.

O futuro da cinematografia de Paul Feig

Feig, que se tornou famoso por suas obras de comédia, acaba de lançar um thriller de mistério chamado A Simple Favor, onde a protagonista é a atriz Anna Kendrick, que da vida a uma vlogger que procura resolver o misterioso desaparecimento de sua melhor amiga, que é uma empresária misteriosa e milionária. Com o propósito de não se afastar muito da comédia, gênero com o qual Feig se saiu tão bem, o diretor estadunidense está atualmente no meio da produção de uma comédia de Natal que está prevista para estrear em 2020, chamada Last Christmas, e que será estrelada por Emilia Clarke, quem também protagoniza uma das séries de televisão que recebe mais reações, análises e teorias do público, Game of Thrones. O próximo filme de Feig vai ser uma comédia romântica baseada na cidade de Londres, e o filme contará com músicas inéditas de George Michael.

Sem dúvida, Paul Feig é um diretor que sabe tirar proveito do seu lado cômico e mostra isso da melhor maneira com suas personagens femininas, que já inspiraram alegria de diferentes maneiras em milhares de pessoas ao redor do mundo.

Comentários

Populares

Topo