Liberdade

Introdução a Praxeologia: EP01 | Piloto

Praxeologia é uma estrutura para entender o comportamento propositado dos seres humanos. Ela nos dá as leis universais da ação.

Historicamente, a praxeologia nasceu da economia, quando foi percebido que a lógica econômica não somente explicava preços e outros fenômenos do mercado, mas também a natureza de todas as ações humanas. O estudo da praxeologia é importante tal como o estudo da física e da química, pois ela explica o mundo em que vivemos.  A física diz que tocar em um fio desencapado é perigoso; mas se eu preciso tocar nesse fio, ela também diz que é possível fazê-lo com segurança, utilizando um material isolante como a borracha. Da mesma forma, a praxeologia nos dá as ferramentas para pensar sobre a ação humana além do que é visto.

Suponhamos que você conhece alguém que gosta de fazer as coisas por si mesmo.  Este diz: “Eu quis economizar dinheiro, então eu fiz o meu próprio telhado e gastei 1000 reais com materiais. Isso poderia ter me custado 5000 reais se eu tivesse que pagar alguém para fazê-lo!”. Mas o que aconteceria se esta pessoa, ao invés de fazer o telhado,  tivesse gasto seu tempo e seu esforço no seu trabalho habitual, ganhando um total de 8000 reais, de modo a repassar a tarefa de fazer o telhado para outra pessoa? Ele ainda teria um lucro de 3000 reais e um novo telhado! Pode ser que essa pessoa goste de trabalhar fazendo telhados mais do que trabalhar habitualmente; mas se o seu objetivo era economizar dinheiro, é evidente que ele errou.

Continue lendo o artigo na Gazeta Libertária.

Comentários

Populares

Topo