Papo Sério

A chave do sucesso | Pensamentos e ações positivas

Você é uma pessoa pessimista? As tensões e lutas cotidianas te fazem reclamar o tempo todo? Se a sua resposta for sim, então está na hora de rever as suas atitudes emocionais e concentrar-se para não permitir que os pensamentos negativos sejam maiores do que sua força interior.

Nos dias atuais, preenchidos com notícias ruins e impasses políticos, receber de forma mais branda essas narrativas ou tirar o foco dos fatos, pode ser a chave para o otimismo. Acredita-se também que se você substituir pensamentos negativos por positivos, poderá quebrar o ciclo de negatividade e começará a colher resultados positivos. Portanto, é fundamental desenvolver atitudes positivas para alcançar o sucesso em todos os setores da vida.

O pensamento positivo, além de proporciona bem-estar geral, tem um impacto significativo na saúde física. Estudos clínicos demonstram que uma mente harmônica e feliz pode reduzir o estresse e o risco de doenças cardíacas, diminuir a depressão e contribuir para a longevidade. As pesquisas comprovam, por exemplo, que o pensamento positivo pode até aumentar a resistência do corpo ao resfriado comum.

Felizmente, há um número crescente de pessoas que aceitam o pensamento positivo como um fato e acreditam em sua eficácia. O assunto vem ganhando popularidade com inúmeras teses, artigos, livros, palestras e cursos, entre outros.

“Dia do Pensamento Positivo”

Talvez você não saiba, mas o tema ganhou uma data especial para ser debatido: O “Dia do Pensamento Positivo” (Positive Thinking Day – PTD) foi criado para celebrar a alegria e jogar fora todos os pensamentos negativos. Pense positivo!

O PTD foi criado em 2003 por um empresário norte-americano que resolveu incentivar as pessoas a reservar um tempo para se concentrar e compartilhar apenas coisas boas, animadoras, emocionantes e transformadoras. A partir daí, o Positive Thinking Day (PTD) vem ganhando notoriedade no calendário dos feriados não oficiais, em várias partes do mundo.

A data comemorativa, também conhecida como Dia Internacional do Pensamento Positivo, encoraja os menos otimistas a lidar com as situações difíceis da vida, com positividade. O PTD promove a idéia de que pensamentos negativos fazem mal – eles sugam energia, contribuem para o estresse e podem tornar você uma pessoa desagradável. Ninguém quer conviver com alguém que é sempre negativo e pessimista.

Dicas simples para colocar em prática o pensamento positivo

Se você estiver com problemas para acreditar que pode superar obstáculos e seu pensamentos tendem à negatividade, peça a um amigo ou ente querido que o ajude a se reafirmar.

Participe de um seminário ou assista uma palestra sobre o poder do pensamento positivo. Às vezes, ouvir a opinião de um especialista ou estudioso do assunto pode mudar sua forma de pensar.

Adote uma postura consciente de não se decepcionar toda vez que algo não der certo.

Ria o máximo que puder. Vá ao cinema assistir uma comédia, veja sua série de TV favorita ou leia uma história em quadrinhos que te faça dar boas risadas. Distraia-se. Você notará uma diferença marcante entre o antes e o depois, afinal, um sábio já dizia que sorrir é o melhor remédio!

Ouça boa música, leia livros ou veja filmes positivos e motivacionais.

Canalize suas energias para os exercícios físicos. Os esportes, as longas caminhadas, corridas, dança, entre outros, podem ajudar a melhorar o humor e promover o pensamento positivo e a autoestima.

Escolha companhias otimistas e alegres ou incentive as pessoas ao seu redor a pensar em coisas positivas.

Se mesmo assim você continuar um pouco para baixo, faça algo bom para si mesmo, para um ente querido ou para um estranho – boas ações e voluntariado ajudam a direcionar os pensamentos para a positividade.

Comentários

Populares

Topo